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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11651
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR NAS AÇÕES EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NAS ESCOLAS |
Autor(es): | Cavalcante, Maria Carolina Martins Ferri, Francieli Cristina de Souza |
Resumo: | A escola tem como finalidade a promoção do acesso a bens culturais, bem como permitir condições para o aprendizado de conhecimentos e habilidades necessárias ao aluno. Entretanto, a problemática do uso de álcool e outras drogas no período escolar, que vem se mostrando cada vez mais presente em nossa realidade, tanto nacional como internacionalmente, pode prejudicar tal dinâmica de ensino aprendizado, impactando desfavoravelmente em importantes esferas na vida do estudante adolescente. O uso de psicoativos por jovens estudantes está ligado a uma gama de fatores, como sociais, políticos e psicológicos: a desigualdade social, o meio de convívio degradado e a pressão de colegas são exemplos de motivações para o consumo destas substâncias. Um dos campos prejudicados diante da problemática aqui descrita, é o campo da saúde mental, diretamente atingido frente aos impactos produzidos pelo uso das substâncias, que se estendem desde baixa autoestima, menor rendimento escolar, até comportamentos violentos em sala de aula. Isto posto, diante da necessidade de lançar olhar sobre formas de intervenção no que se refere a este problema, o psicólogo escolar pode ser um importante agente na transformação dessa prejudicial realidade, já que tem como função auxiliar na construção de uma educação democrática. Atuando em conjunto com a equipe escolar, o psicólogo pode desenvolver reflexões críticas sobre o contexto no qual o aluno está inserido, possibilitando uma visão global sobre a crise e encontrando formas eficazes de enfrentar os problemas relacionados ao uso de drogas com enfoque no campo psicológico. Objetivo: Identificar, por meio do método da pesquisa bibliográfica, o papel do psicólogo escolar e as potenciais ações que podem ser realizadas pelo campo da psicologia escolar diante da problemática do uso precoce de álcool e outras drogas nas escolas, a fim de auxiliar na otimização do processo de aprendizagem a partir do olhar de forma global ao estudante, levando em conta não somente o plano individual, mas também agentes externos que perpassam a adversidade em questão, para compreender de forma abrangente sobre como intervir e trazer benefícios ao indivíduo neste contexto. Metodologia: O estudo é de caráter bibliográfico e qualitativo, tratando-se de uma revisão sistemática, que se caracteriza por levantar e revisar obras já publicadas, objetivando desenvolver uma análise crítica sobre o tema, possibilitando assim maior entendimento e novas atualizações sobre o fenômeno estudado. As fases do presente estudo compreendem: a escolha do tema; a elaboração do plano de trabalho; a identificação de obras pertinentes ao assunto em estudo; a localização, compilação e fichamento dos materiais obtidos; a análise e interpretação crítica do material bibliográfico coletado e por fim, a redação. As fontes escolhidas para realização da busca por obras a serem utilizadas são as bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs e Pepsic, sendo que em relação ao critério de inclusão e exclusão, somente materiais com data de publicação dentre os últimos 10 anos serão inclusos na revisão sistemática. Ademais, também será realizada a leitura prévia dos resumos das obras selecionadas como critério de inclusão, seguidamente da leitura dos artigos na íntegra. Resultados Esperados: Diante do estudo aqui descrito, espera-se contribuir para a ampliação do debate referente ao uso de álcool e outras drogas no período escolar, bem como identificar o papel do profissional de psicologia escolar neste contexto e identificar ações que podem ser desenvolvidas por este no ambiente escolar, trabalhando em conjunto com o corpo docente e discente. Desta forma, almeja-se por meio das intervenções psicológicas, promover a otimização do ensino e da qualidade de vida dos adolescentes escolares expostos à realidade do uso precoce de substâncias que prejudicam seu processo de aprendizado, auxiliando na oferta de uma educação mais democrática e que considere o aluno em sua integralidade, implicando na melhor qualidade no desenvolvimento dos jovens estudantes e, de modo consequente, em melhores níveis de saúde mental, objetivo este da área da psicologia. |
Palavras-chave: | Psicologia escolar Álcool Drogas Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11651 |
Data do documento: | 19-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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907160.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 112.28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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