EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11649
Tipo: Artigo de Evento
Título: O PAPEL DO LÚDICO E DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA MONTESSORI
Autor(es): Pereira, Izabela Machado
Mendonça, Camila Tecla Mortean
Ferreira, Helaine Patrícia
Resumo: O lúdico é uma prática muito utilizada na educação infantil, pois possibilita à criança o contato com o mundo, por meio das brincadeiras. O tema, “O papel do lúdico e do brincar na educação infantil: uma perspectiva Montessori”, se propõe a entender os aspectos que a teoria de Montessori possibilita à aprendizagem das crianças da educação infantil e a importância do aspecto lúdico e suas abordagens. A partir desta discussão, propõe-se como problema de pesquisa: Como a introdução de elementos lúdicos e o estímulo ao brincar na educação infantil, sob a perspectiva Montessori, podem melhorar o ambiente de aprendizado infantil? Pois entende-se que a maneira e a integração de elementos lúdicos e o estímulo ao brincar podem influenciar positivamente no processo de aprendizagem e no desenvolvimento global dos indivíduos nessa faixa etária. E segundo a BNCC, um dos direitos de aprendizagem é o brincar. Conforme os princípios fundamentais da Educação Infantil (envolvendo interações e atividades lúdicas), é necessário garantir seis direitos essenciais para o aprendizado e crescimento das crianças, visando proporcionar-lhes oportunidades adequadas para seu desenvolvimento. A motivação que levou ao interesse de pesquisar sobre esse tema surgiu a partir de vivências práticas em estágios na educação infantil e as discussões em sala de aula no Curso Normal e de Pedagogia. Entendemos a relevância de aprofundar e investigar as questões teóricas, histórias e práticas do tema escolhido. Nesse sentido, buscamos apresentar a relevância social e acadêmica que este estudo detém, assim cabe salientar que a importância do tema se justifica na medida em que a sociedade necessita buscar na ciência respostas para suas dificuldades, bem como salientamos a importância acadêmica que viabiliza aos pares, aqueles que trabalham com crianças em diferentes faixas etárias, profissionais, tais como: professores, psicólogos, recreadores, entre outros profissionais. Objetivo: O objetivo principal deste trabalho é compreender o papel do lúdico na educação infantil, sob a perspectiva do método Montessori. A pesquisa visa analisar como as brincadeiras e atividades lúdicas influenciam o desenvolvimento integral das crianças, explorando as contribuições teóricas de Maria Montessori e a aplicação prática de suas ideias. Serão investigadas as conclusões de estudos acadêmicos e artigos sobre o impacto da ludicidade na formação e aprendizagem de crianças em idade pré-escolar. Metodologia: A pesquisa será realizada por meio de uma revisão integrativa da literatura, conforme definido por Souza et al. (2010). Este método visa identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o papel do lúdico na educação infantil na perspectiva montessoriana. A revisão integrativa será conduzida em seis fases. Primeiro, será elaborada a pergunta norteadora que orientará a revisão. Em seguida, será realizada a busca de artigos científicos publicados desde 2020 nas bases de dados Google Scholar, utilizando descritores específicos como "brincar e Lúdico" e "método Montessori e Lúdico". Os critérios de inclusão serão artigos em português, com texto completo disponível e que abordem o trabalho docente na educação infantil. Não há participantes diretos; a pesquisa se baseia em estudos já publicados. A coleta de dados envolverá a extração de informações dos artigos selecionados, incluindo definição dos sujeitos, metodologia, tamanho da amostra e métodos de análise. A análise crítica das evidências será feita com base na Prática Baseada em Evidência (PBE). A discussão dos resultados incluirá comparação e síntese das informações obtidas, culminando na apresentação da revisão integrativa para avaliação crítica. Resultados Esperados: Com a realização deste projeto de iniciação científica, espera se alcançar uma compreensão mais aprofundada sobre a aplicação do lúdico na educação infantil, especialmente sob a perspectiva do método Montessori. Os principais resultados esperados incluem uma análise detalhada das contribuições das atividades lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças em idade pré-escolar, destacando como essas práticas podem ser alinhadas aos princípios montessorianos. Primeiramente, a pesquisa deve revelar como o uso de atividades lúdicas pode influenciar positivamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Espera-se identificar metodologias eficazes para integrar o lúdico no ambiente escolar, que podem ser adotadas pelos educadores para promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Os resultados esperados deverão destacar práticas que não só facilitam o aprendizado, mas também ajudam a superar desafios comuns enfrentados por professores na educação infantil. Além disso, a revisão integrativa deverá fornecer uma visão crítica sobre as evidências existentes relacionadas ao impacto do lúdico na educação infantil, permitindo uma reflexão sobre as melhores práticas e estratégias pedagógicas. A pesquisa pode também revelar lacunas na literatura atual, oferecendo novas direções para investigações futuras. Outro resultado esperado é a formulação de recomendações práticas e teóricas para os professores e para a elaboração de planos de ensino. Essas recomendações deverão estar fundamentadas em evidências empíricas e teóricas, proporcionando suporte para a implementação de abordagens lúdicas no ensino infantil que estejam alinhadas com a filosofia montessoriana. Em suma, o projeto visa contribuir para o aprimoramento das práticas educativas na educação infantil, oferecendo ferramentas teóricas e metodológicas que ajudarão os professores a utilizarem o lúdico de forma mais eficaz. O objetivo é não apenas enriquecer o ambiente de aprendizagem, mas também garantir que as crianças tenham acesso a uma educação que promova seu desenvolvimento completo e equilibrado.
Palavras-chave: Ludicidade
Ensino e aprendizagem
Método Montessori
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11649
Data do documento: 19-Fev-2025
Aparece nas coleções:XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
904458.pdfTrabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024)131.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.