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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11626
Tipo: | Artigo |
Título: | Percepção de acadêmicos de medicina do primeiro ao sexto ano e de professores médicos a respeito da vacinação em uma escola de medicina |
Autor(es): | Camacho, Beatriz Angieuski Kawabata, Vitória Naomi |
Primeiro Orientador: | Hishinuma, Gilberto |
Resumo: | As vacinas são uma importante ferramenta para a saúde pública. Visto que é dever do médico orientar os pacientes sobre a importância da imunização, a pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de acadêmicos de medicina do primeiro ao sexto ano e de professores médicos a respeito da vacinação em uma escola privada de medicina - UniCesumar- em Maringá, Paraná. Para isso foi aplicado um questionário relacionado aos aspectos gerais da vacinação, programa nacional de imunização (PNI), questões éticas/legais sobre a recusa vacinal e adesão a vacina contra o SARS-COV-2. Participaram desta pesquisa 209 entrevistados, dos quais 12 são professores e 197 são acadêmicos. Para análise dos dados, foram utilizados o teste exato de fisher e o teste de Kruskall-Wallis. Como resultados, todos os entrevistados concordaram que não é exagerado o número de vacinas aplicadas no primeiro ano de vida, no entanto, os pesquisadores observaram um grande desconhecimento sobre a penalidade para os responsáveis que negam vacinar seus filhos. Ademais, os dados mostraram uma desinformação, até mesmo dos médicos, acerca do dever do governo em compensar os pacientes que apresentaram efeitos adversos pós vacinação graves (EAPV) e sobre quais órgãos judiciais recorrer nessa situação. Além disso, observou-se alta adesão e confiança nas vacinas contra o COVID 19. Por fim, os autores concluíram que o conhecimento acerca da imunização é crescente proporcionalmente ao ano de formação e que há uma falha global no conhecimento a respeito da legislação envolvendo a obrigatoriedade da vacinação infantil e manejo legal dos EAPV. |
Abstract: | Vaccines are an essential tool for health and physicians must guide patients about the importance of immunization. Therefore this research aims to analyze the perception of medical students from the first to the sixth year as well as medical professors about vaccination at a private medical school - UniCesumar- in Maringá, Paraná. For this, a questionnaire related to general aspects of vaccination, national immunization program (PNI), ethical/legal issues on vaccine refusal, and adherence to the vaccine against SARS-COV-2 has taken place with 209 respondents who participated in this research, of which 12 are professors and 197 are academics. For data analysis were used the Fisher's exact test and the Kruskall-Wallis test. As a result, all respondents agreed that the number of vaccines administered in the first year of life is not excessive. However, the researchers observed a considerable lack of knowledge about the penalty for those responsible for denying vaccinating their. In addition, the data showed that both academics and physicians don't know the government's duty to compensate patients who had severe adverse post-vaccination effects. Likewise, the respondents didn't know which judicial bodies appeal in this situation. Also, most of respondents said they will get vaccinated against COVID-19 and believe the vaccine is safe. In conclusion, the knowledge about immunization is growing proportionally to the year of training in which the student is, besides there is a lack of awareness from both academics and physicians about the legislation involving the obligation of childhood vaccination and legal management of adverse effects after immunization (EAPV). |
Palavras-chave: | vacina ética coronavirus. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11626 |
Data do documento: | 13-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | MEDICINA |
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BEATRIZ ANGIEUSKI CAMACHO_.pdf | Artigo apresentado ao curso de graduação em Medicina da Universidade Cesumar – UNICESUMAR. | 715.5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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