EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: MAPEANDO OS ARTIGOS SOBRE MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL DA REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (2013 - 2023)
Autor(es): Maceno, Adriany Monique
Candido, Michele Juliana de Carli
Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo
Resumo: Percebendo a importância que a música tem em nossas vidas e, mais especificamente, atribuindo a sua magnitude ao desenvolvimento como um todo desde a infância, suscitou-se o desejo de investigar a relação que esta possui com a aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um mapeamento dos artigos presentes na revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) entre os anos de 2013 a 2023, em que foram selecionados os artigos que possuíam em sua temática, concomitantemente, as expressões Música e Educação Infantil. Objetivo: Levantar informações sobre a importância da Música na Educação Infantil por meio dos artigos encontrados na Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), com o recorte temporal de 2013 a 2023 e analisá-los. Metodologia: A metodologia utilizada foi teórica, em que se realizou o mapeamento de onze anos (2013 a 2023) da revista da ABEM, onde foram encontrados 19 artigos referentes à Educação Infantil e à Música. Em seguida, foi realizada a categorização dos temas encontrados nos 19 artigos, de acordo com suas semelhanças e abordagens em comum, sendo elas: Perspectivas dos professores, dos alunos de pedagogia e das crianças; História da educação musical, processo criativo e aspectos emocionais. Por meio deste trabalho foi possível estabelecer problematizações sob a perspectiva de diferentes autores a respeito do tema, dentre eles, Pereira (2016), Almeida (et al, 2016), Adessi (2016), Mafioletti (et al, 2017), Strapazzon (et al, 2017), Requião (2018), Visnadi (et al, 2016), Mateiro (et al, 2018), Marques (et al, 2018), Makino (2020), Sposito (et al, 2020), Beineke (2015), Madalozzo (2021) e Nazario (2022). Resultados: Dentre as problematizações destacam-se, de acordo com Henriques (2014), a falta de direcionamento à formação de pedagogos para a utilização da música no contexto educacional, que não visa substituir o professor especialista da área, mas sim, agregar valores e experiências visando os benefícios que a música pode proporcionar, que estão intimamente conectados aos aspectos emocionais e afetivos da criança. Além disso, Souza (et al, 2021), ressaltam as crendices enraizadas no conhecimento popular que mistificam a ideia de que para se utilizar da música em contextos educacionais é necessário um conhecimento especializado no assunto o que de certa forma impede a aplicação da música em outros contextos que não seja especificamente a aula de música. Para a contextualização do leitor, relatam-se algumas das várias histórias da música no Brasil, de acordo com Souza (2014), em especial a sua utilização na Educação Infantil. Retratar a percepção que as crianças possuem sobre as aulas de música e a sua aplicação em outros contextos auxiliam a desmistificar algumas situações e relatos que consideram somente a visão do professor. Por fim, destacamos a música como uma ferramenta efetiva para se alcançar a memória afetiva e os aspectos emocionais proporcionados, segundo Nassif (2021) e Rebelo (2022), respectivamente. Assim como, valorizar contribuições da criança, incentivando a criança a falar suas ideias e opiniões durante o processo criativo musical. Considerações Finais: Por meio do presente trabalho foi possível analisar diferentes perspectivas de distintos autores a respeito do tema música e aprendizagem na educação infantil. Dentre elas pode-se destacar a falta de direcionamento à formação de pedagogos para a utilização da música; aspectos emocionais e afetivos da criança; a mistificação sobre o uso da música somente por especialistas; histórias da música no Brasil; a perspectiva das crianças e o processo criativo musical. Neste sentido, vale lembrar que foi a modalidade de ensino, Educação a distância quem permitiu a realização desta pesquisa, o que mais uma vez, torna público a importância dos cursos de graduação EaD.
Palavras-chave: Ensino infantil
Pedagogia
Música
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11604
Data do documento: 7-Fev-2025
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