EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1160
Tipo: Artigo
Título: DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL
Autor(es): CHUINCA, Isis Andressa Camargo
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo, descrever o quadro subjetivo de dor na visão da medicina ocidental e da medicina oriental. Consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, com base na leitura de artigos científicos, monografias e teses. A coleta de dados foi efetuada através da pesquisa em bases de dados, como: Bireme, Liliacs, Scielo. Foram inclusos estudos publicados no ano de 1990 a 2017 que englobam a dor, predominando sua fisiopatologia na visão medicina oriental e a medicina ocidental. Alguns parâmetros de exclusão foram considerados, como pesquisas de histórias da medicina. Por meio da análise dos resultados parciais, foi possível definir que a compreensão do quadro doloroso é extremamente diferente entre as duas medicinas e o quão importante é ter o conhecimento da subjetividade da dor para obtenção de novas formas de analgesia. Espera-se, com os resultados definitivos, esclarecer a disseminação dolorosa entre a medicina oriental e ocidental, visando expandir a medicina e melhorar a compreensão entre profissionais da saúde.
Palavras-chave: Dor
Medicina
Nocicepção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1160
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80390.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)170.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.