EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: JOGOS SÉRIOS E SUA INFLUÊNCIA NAS FUNÇÕES COGNITIVAS DAS PESSOAS IDOSAS COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO E/OU DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
Autor(es): Do Carmo, Elisangela Gisele
De Oliveira, Gabriel Moraes
Da Silva, Fabio Aparecido Candido
Resumo: Os jogos sérios têm como objetivo a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades específicas, sendo uma das intervenções que podem proporcionar melhorias na saúde mental das pessoas idosas, por meio da estimulação cognitiva. Esses jogos ajudam a preservar a memória, a concentração, a atenção, o desenvolvimento de raciocínio lógico e a estimulação das funções cognitivas globais, visando minimizar o avanço do comprometimento cognitivo leve e possíveis sintomas de doenças degenerativas, como a doença de Alzheimer. Os jogos sérios emergem como uma alternativa promissora e acessível para a estimulação cognitiva nesta população, oferecendo uma abordagem lúdica e personalizada para a manutenção e aprimoramento das funções cognitivas, desenvolvendo novas habilidades e compensando as perdas cognitivas. Ao combinar elementos de jogos tradicionais com objetivos diversificados, os jogos sérios proporcionam uma experiência engajadora e motivadora, tornando o processo da intervenção mais prazeroso e eficaz. Ao se envolverem em jogos sérios, as pessoas idosas exercitam estas habilidades cognitivas, contribuindo na manutenção da independência e da maior qualidade de vida. Uma das grandes vantagens dos jogos sérios é a possibilidade de personalização, analisando que cada indivíduo possui um perfil cognitivo único, este tipo de jogos pode ser adaptado para atender às necessidades específicas, considerando suas habilidades, interesses e ritmo de usabilidade. Essa abordagem individualizada aumenta a motivação e a adesão aos programas de estimulação cognitiva, tornando-os mais eficazes a longo prazo. Estes benefícios vão além do cognitivo, perpassando as barreiras sociais ao promovem o bem-estar social e emocional das pessoas idosas, haja vista que a interação com outros jogadores, seja de forma presencial ou online, estimula a socialização e a cooperação, combatendo o isolamento social, afastando sintomas depressivos, muito comuns nesta fase da vida. A sensação de realização e sucesso ao superar desafios nos jogos pode aumentar a autoestima e a autoeficácia dos participantes. No entanto, ainda, permanecem alguns questionamentos sobre a utilização dos jogos sérios, ocorrendo algumas inquietações, especialmente no que se refere ao pleno potencial de sua eficácia a longo prazo, os mecanismos neurobiológicos envolvidos e os fatores que influenciam a adesão dos participantes. Neste contexto, este estudo pretende avaliar esta conjuntura sobre esta temática. Objetivo Geral: Avaliar a eficácia dos tipos de jogos sérios nas funções cognitivas de pessoas idosas com comprometimento cognitivo e doenças neurodegenerativas. Objetivos Específicos: Analisar a eficácia de diferentes tipos de jogos sérios na estimulação cognitiva de pessoas idosas com comprometimento cognitivo e/ou doenças neurodegenerativas. Identificar os tipos de jogos sérios que são mais eficazes nas funções cognitivas relacionadas aos domínios cognitivos, como a memória e a atenção de pessoas idosas com comprometimento cognitivo e/ou e doenças neurodegenerativas. Desenvolver possíveis recomendações, a longo prazo, para a utilização de jogos sérios para funções cognitivas de pessoas idosas com comprometimento cognitivo e/ou doenças neurodegenerativas. Metodologia: O estudo é exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando uma revisão sistemática de literatura conforme as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) para assegurar a rigorosidade e transparência do processo. A coleta de dados foi realizada nas bases Web of Science, IEEE Xplore, Scopus, e Science Direct, empregando descritores controlados e não controlados ajustados para cada base de dados com uso de operadores booleanos. A estratégia de busca foi desenvolvida conforme a abordagem PICO, conforme segue: Pessoas Idosas com Comprometimento Cognitivo (P), Jogos Sérios (I), sem Comparação (C), e Tipos de Jogos Sérios para Funções Cognitivas (O). Os estudos incluídos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão definidos no protocolo da pesquisa, como a escolha somente de publicações relacionadas a artigos de estudos primários que apresentassem como foco a temática do estudo, nos idiomas português e inglês, refinamento de datas dos últimos 5 anos e de acesso aberto. E, considerados excluídos publicações referentes a artigos retratados, pré-prints, livros, capítulos de livros, resumos de eventos e outros documentos não científicos. Foram utilizados termos para a busca como "serious games", "simulation games", "online games", "elderly", "memory", "attention", "cognitive functions", "neurodegenerative disease", "mild cognitive impairment" e "dementia". A ferramenta de revisão sistemática StArt foi utilizada para a fase de sumarização dos resultados, seguindo três fases: Planning (registro do protocolo), Execution (identificação, seleção e extração de dados dos estudos), e Summarization (organização e visualização dos dados para a revisão final). Para garantir a qualidade e a rigorosidade da revisão, dois avaliadores independentes analisaram os estudos. A análise dos dados permitirá identificar as características metodológicas dos estudos, como o tipo de delineamento experimental e o tamanho da amostra, sendo extraídas informações detalhadas sobre as intervenções, como os diferentes domínios cognitivos, como memória e atenção incluindo nos tipos de jogos e a duração das sessões. Resultados Esperados: Espera-se obter uma compreensão aprofundada da eficácia dos jogos sérios na melhoria das funções cognitivas de pessoas idosas com comprometimento cognitivo e/ou doenças neurogenerativas. Foram selecionados 17, dentre os 113 recuperados nas bases de dados. O estudo buscará desenvolver recomendações práticas para a implementação de jogos sérios, abordando aspectos como personalização das experiências de jogo e superação de barreiras de acessibilidade, assim como identificação de limitações e desafios deste tipo de intervenção na parte clínica. Os resultados devem confirmar que os jogos sérios são uma alternativa eficaz e acessível para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, oferecendo estímulos cognitivos que ajudam a combater a deterioração cognitiva associada ao envelhecimento, promovendo saúde mental e bem-estar.
Palavras-chave: Jogos sérios
Estimulação Cognitiva
Pessoas Idosas
Comprometimento Cognitivo
Doenças Neurodegenerativas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11593
Data do documento: 7-Fev-2025
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