EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: INSTRUMENTO CAP SOBRE SAÚDE MENTAL PARA ACADÊMICOS
Autor(es): Machado, Vitor de Oliveira
Dias, Marylya Dayany Morais Medeiros
Ryal, Joed Jacinto
Yamaguchi, Mirian Ueda
Milani, Rute Grossi
Resumo: Os estudos CAP (Conhecimentos, Atitudes e Práticas) emergem, hodiernamente, como um viés eficaz para a identificação dos padrões de comportamento em saúde de um grupo. Com dados de fácil obtenção e interpretação, essas pesquisas oportunizam a investigação das necessidades de um público, com potencial para a proposição de intervenções. Regulamentada no Brasil desde 2017, a oferta de cursos de ensino superior na modalidade de Educação a Distância (EaD) apresenta acentuado crescimento e mostra-se uma valiosa estratégia para a democratização do acesso ao ensino formal. Utilizando-se de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), os ambientes online de aprendizagem facultam a graduação de parcelas da população que residem em locais com recursos pedagógicos deficitários ou que possuem restrições na disponibilidade de tempo pela necessidade de exercício laboral paralelo. Todavia, a restrição na socialização entre os acadêmicos, bem como o distanciamento dos discentes da instituição e do corpo docente, favorecidas pelo contexto digital, podem representar desordem emocional e, portanto, prejuízos para a saúde mental destes indivíduos. Destarte, este trabalho tenciona o desenvolvimento de um instrumento CAP para avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas sobre saúde mental, de estudantes de cursos de graduação na modalidade de EAD. Objetivo: Desenvolver um instrumento que viabilize a identificação e análise dos conhecimentos, atitudes e práticas, sobre saúde mental, de discentes de cursos de graduação na modalidade de EaD. Metodologia: O presente trabalho se dá, inicialmente, a partir do delineamento do estudo da arte em publicações científicas das PubMed e Web Of Science, com ênfase em “saúde mental” e “acadêmicos da educação a distância”. Conseguintemente, se dará a construção das do questionário, que deve conter três domínios: Conhecimento, Atitude e Prática. Nesse contexto, as questões poderão aparecer com respostas dicotômicas, escala de Likert ou em múltipla escolha. Com o instrumento elaborado, uma etapa de validação deste faz-se necessária. Assim, 11 juízes doutores e/ou especialistas, de diferentes áreas, avaliarão considerando cinco critérios 1) aparência do questionário; 2) facilidade de leitura e preenchimento; 3) clareza e compreensão dos itens; 4) pertinência do conteúdo; e 5) adequação da sequência de tópicos e itens. O cálculo de Coeficiente de Validade – que avalia cada um dos itens para, finalmente, avaliar o questionário como um todo – será aplicado, sendo 80% a pontuação de corte para aceite. Ainda neste estágio, o estudo deverá ser submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Finalmente, com uma versão prévia do questionário para coleta de dados, testes preliminares de aplicação serão executados e um relatório final com as abordagens utilizadas e resultados obtidos será desenvolvido. Resultados esperados: Deste trabalho, espera-se a obtenção e validação de um instrumento que investigue, apropriadamente, os conhecimentos, atitudes e práticas dos alunos de cursos de graduação EaD sobre a latente temática da saúde mental. Outrossim, intenta-se a divulgação da metodologia de inquéritos CAP como modelos eficazes para a quantificação, em dados primários, do comportamento e das necessidades de um público-alvo. Finalmente, pretende-se que a ferramenta resultante deste projeto possa ser utilizada em outros estudos, identificando focos de sofrimento psíquico dos acadêmicos supracitados e corroborando para a concepção de estratégias de promoção da saúde.
Palavras-chave: Saúde mental
Educação á Distância
Conhecimentos Atitudes e Práticas
Ensino Superior
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11581
Data do documento: 7-Fev-2025
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