01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
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Tipo: Artigo
Título: Confiabilidade de informações sobre a COVID-19 em grupos no Facebook
Autor(es): Pacheco, Luiza Opalinski
Primeiro Orientador: Bernuci, Marcelo Picinin
Resumo: Objetivo: analisar a confiabilidade das informações postadas sobre a COVID-19 em grupos no Facebook. Métodos: estudo descritivo do tipo retrospectivo de análise de conteúdo digital. Os dados foram obtidos com auxílio da ferramenta de busca do próprio Facebook utilizando os buscadores “covid 19”; “covid 19 Brasil”; “coronavírus”; “coronavírus Brasil” para identificar e selecionar os dez maiores grupos de discussão sobre a COVID-19 no Brasil e em português. Os dados foram submetidos à análise das dez publicações mais recentes e relevantes de cada grupo (segundo a plataforma). As informações das postagens foram classificadas quanto aos temas-chave: prevenção, tratamento e contágio. Também foram coletados dados de engajamento dos grupos (número de likes, compartilhamentos e comentários). Para identificar notícias sem veracidade foi realizada prática similar a agências de “fact-checking” que analisam a confiabilidade das fontes das notícias através da comparação com alguma referência base, como artigos, guias e manuais. As notícias determinadas como “falsas” foram classificadas como: sátira de notícia, paródia de notícia, notícia fabricada, manipulação de imagens ou propaganda e campanha. Resultados: dentre os conteúdos das cem publicações analisadas, nove tratavam de prevenção; trinta e um de contágio e cinquenta e dois de tratamento, enquanto vinte e oito não preencheram nenhuma das categorias. Foram identificadas quatro notícias falsas dentre todas as publicações, sendo duas sobre tratamento, uma sobre contágio e uma sobre sequelas da COVID-19. Todas as notícias consideradas inverídicas foram classificadas como notícias fabricadas e se utilizaram de estratégia de “clickbait”, ou seja, foram construídas com um título sensacionalista e apelativo para atrair usuários. Em relação aos dados da taxa de engajamento das publicações nos grupos, observamos que os conteúdos identificados como falsos possuíam uma interação baixa entre os membros, representada por alguns comentários e apreciações. Conclusão: informações de caráter noticioso advindas de grupos do Facebook sobre COVID-19 são majoritariamente confiáveis. Apesar disso, o número de notícias encontradas foi relativamente baixo se comparado aos enredos individuais descritos nas postagens, além de possuírem baixo engajamento dos usuários (likes, compartilhamentos e comentários). O presente artigo contribui para a compreensão das necessidades do usuário na educação em saúde durante a pandemia de COVID-19.
Abstract: Objectives: To analyze the reliability of information regarding COVID-19 posted on Facebook groups. Methods: A retrospective descriptive study of digital content analysis. Data were obtained with the help of Facebook's search tool by using the search queries "covid 19"; "covid 19 Brazil"; "coronavirus"; "coronavirus Brazil" to identify and select the ten largest discussion groups regarding COVID-19 in Brazil and in portuguese. Data were submitted for the analysis of the ten most recent and relevant posts from each one of the groups (according to the platform itself). The pieces of information were categorized according to the key issues: prevention, treatment, and contagion. Group engagement data was also collected (number of likes, shares, and comments). A similar practice of fact-checking agencies was carried out to identify fake news in the disseminated content, which analyzed the reliability of news sources by comparing them to some reference base, such as articles, guides, and manuals. The news determined as “false” were classified as news satire, news parody, fabricated information, image manipulation, advertising and campaign. Results: Amongst the 100 posts that were analyzed, 9 of those regarded prevention; 31 about contagion and 52 were about treatment, while 28 did not match the key issues categories. Four false reports were recognized amid all publications, two about treatment, one about contagion, and one about the sequelae of COVID-19. All news considered untrue were also classified as "fabricated news", which used a "clickbait" strategy, which was built with a sensationalist and appealing title to attract users. Concerning the engagement rate of publication's data within the groups, the contents acknowledged as fake had a low interaction between social media users, presenting only a few comments and appreciations. Conclusion: informational news from Facebook groups about COVID-19 is mostly reliable. Despite this, the number of posted news was relatively low compared to the shared personal experiences about the disease, additionally to having low user engagement (likes, shares, and comments). This article contributes to understanding the user's needs regarding health education during the COVID-19 pandemic.
Palavras-chave: Coronavírus
disseminação de informação
redes sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Pacheco, Luiza Opalinski. Confiabilidade de informações sobre a COVID-19 em grupos no Facebook. 26f. 2021. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11573
Data do documento: 5-Fev-2025
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