EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: INFORMAÇÃO CIENTÍFICA SEGURA PARA PESQUISAS NO CURSO DE MEDICINA COM METODOLOGIAS ATIVAS
Autor(es): Agostinis, Andressa Jaqueline
De Moraes, Adriano Junqueira
Emanuelli, Isabele Picada
Resumo: A aprendizagem baseada em problemas (do inglês problem-based learning - PBL) é um método de aprendizagem ativa, fundamentado na mobilização de conhecimentos prévios e no raciocínio crítico para a solução de problemas. Essa metodologia foi implementada pela primeira vez na educação médica na década de 1960 (Donner e Bickley,1993) e, desde os anos 2000, tem sido utilizado como método de ensino preferencial em muitos cursos de graduação em Medicina no Brasil e no mundo (Jolly B., 2006). De acordo com a Escolas Médicas do Brasil, o país possui 373 instituições, entre públicas e privadas, que detém o curso de Medicina ativo e, desse total, 110 instituições são fundamentadas no método PBL. Isso se torna relevante, já que, de acordo com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina preconizam que os alunos devam adquirir autonomia intelectual e capacidade de tomar decisões, além de formar estudantes com propósito de exercer uma medicina integral e continuada. Para tanto, é exigido adequações na estrutura do curso como: utilizar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e a integração entre os conteúdos, além de estimular a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência. No entanto, este tipo de método de ensino com abordagem ativas exige que o graduando possua autonomia na forma de buscar o conhecimento novo. Para tanto, é necessário um entendimento básico de busca das informações e também de verificação de critérios de confiabilidade dos manuscritos e livros utilizados (Galvão, 2010). O estudo apresentado por Galvão et al. (2010) é o único relato de busca da informação, com enfoque apenas no curso de psicologia. Uma pesquisa bibliográfica preliminar em sites de busca científica nacionais e internacionais, mostrou não haver na literatura estudos metodológicos de busca bibliográficos publicados até o momento, mesmo que em outras áreas. Segundo Meadows (1999), a comunicação científica tem passado por uma evolução rápida causado pelo ambiente eletrônico diante do advento da internet no final do século XX. Nesse sentido, o acesso não-linear a informações pode acarretar a desorientação do leitor, que encontra dificuldades em se localizar dentro da rede informacional escolhida (Souza et al, 2004). Diante do exposto, urge a necessidade de aprimoramento na prática de pesquisa feita pelos estudantes em seu desenvolvimento. Desenvolver a autoaprendizagem significa tomar consciência das próprias estratégias de aprendizagem (Moust, 2010). Indiscutivelmente, as fontes de conhecimento são vastas, no entanto, embora essa profusão de informação seja benéfica, pode ser problema no momento de garimpar a informação pertinente à pesquisa (Galvão, 2010). Assim, a busca bibliográfica deve ser ampla, profunda e extensa seguida de seleção, criteriosa, judiciosa e cuidadosa, não esquecendo os trabalhos nacionais (Locchi R., 1950). Isso porque a realização de um levantamento bibliográfico requer conhecimentos específicos sobre organização da informação e metodologias adequadas de busca (Galvão, 2010). Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre a busca de informações científicas seguras em metodologias ativas correlacionando-as com os benefícios para a formação do estudante de Medicina. Propor passos e critérios metodológico para busca da informação precisa e eficiente. Essa será uma pesquisa feita de maneira sistemática e ordenada com base no referencial teórico que buscará proporcionar uma síntese de múltiplos estudos publicados que facilitem o entendimento do tema proposto. Metodologia: Uma abordagem estruturada de busca de literatura será utilizada para identificar estudos publicados relatando a aplicação de metodologias ativas sobre o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. A base de dados utilizada será o PubMed (www.pubmed.ncbi.nlm.nih.gov) e SciELO (www.scielo.br). Os termos de busca selecionados e aplicados na pesquisa desta revisão serão os seguintes: PBL, medical education e data base. Os textos completos dos artigos publicados recuperados serão selecionados para inclusão. Os critérios de inclusão serão: os estudos publicados na língua portuguesa e inglesa, entre 2003 e 2024 e estudos experimentais que estudem o desenvolvimento acadêmico de estudantes. Os critérios de exclusão serão: capítulos de livro e teses de mestrado e doutorado. Dados dos artigos selecionados serão triados e será feito um julgamento criterioso da elegibilidade dos mesmos. Após isso, os dados serão organizados por temas e, só então, analisados. O relatório dessa revisão sistemática seguirá as recomendações da Declaração PRISMA 2020 (Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-Analyses), que envolve um checklist contendo 27 itens que devem ser seguidos a fim de obter uma revisão mais transparente, completa e precisa, facilitando assim a pesquisa bibliográfica. O Microsoft Excel® será utilizado em todas as etapas: (a) organização dos artigos pré selecionados, (b) triagem dos artigos pré-selecionados, (c) classificação dos dados de artigos selecionados para avaliação, (d) triagem dos dados, (e) análise dos dados incluídos no estudo. Resultados esperados: Espera-se apresentar aos discentes de metodologias ativas no curso de Medicina locais de busca de informações confiáveis, a partir dos conteúdos disponibilizados pela literatura científica, delineando-se, assim, um bom levantamento bibliográfico, a fim de que o acadêmico construa seu repertório teórico-prático para o exercício da profissão médica.
Palavras-chave: PBL
Levantamento bibliográfico
Pesquisa bibliográfica
Educação médica
Fontes de informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11565
Data do documento: 5-Fev-2025
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