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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11548
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | IMPACTOS DA SAÚDE MENTAL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA |
Autor(es): | Minéo, Maria Eduarda Souza Ferreira, Aléxia dos Santos Martins, Isabela Peixoto |
Resumo: | Os transtornos mentais e psicológicos são apresentados como doenças que possuem manifestações psicológicas associadas a comprometimento funcional que pode ser resultante de disfunção biológica, social, psicológica, genética, física ou química. Esses podem, ainda, ser definidos como alterações do modo de pensar e/ou do humor associadas a uma angústia expressiva, podendo produzir prejuízos no desempenho global da pessoa no âmbito pessoal, social, ocupacional e familiar. A classificação de tais transtornos se divide, principalmente, em mentais, comportamentais e de neurodesenvolvimento. Também, é possível afirmar que problemas mentais são muito comuns nos estudantes universitários, principalmente devido ao fato de tal momento ser uma nova experiência que traz consigo a necessidade de assumir novas responsabilidades mesmo sem ainda dominar habilidades necessárias e a maturidade cognitiva que a vida adulta exige. Além disso, tratando-se de alunos de medicina, a prevalência para Transtornos Mentais Comuns (TMC) tem crescido cada vez mais, sendo muito relacionada com uma avaliação ruim sobre seu desempenho estudantil, demonstrando o quanto tais problemas estão presentes no meio educacional médico já há muito tempo. O diferencial deste estudo reside na proposta de tentar associar mais fortemente a ocorrência desses transtornos mentais e psicológicos com a dificuldade para manter um bom desempenho acadêmico, além de buscar entender a magnitude dessa associação e a ligação entre o desenvolvimento de tais distúrbios e a vida acadêmica. Entre as hipóteses consideradas no estudo, está a possibilidade de a rotina acadêmica levar a uma piora de transtornos mentais já existentes ou no desenvolvimento desses, podendo ocasionar dificuldades no desempenho acadêmico, tendo em vista a influência direta da saúde mental na qualidade da execução de atividades. Objetivo: Avaliar a prevalência de transtornos mentais e psicológicos em alunos do curso de Medicina de uma instituição de ensino privada de Maringá-PR, e, assim, identificar a presença de impactos negativos, e quais são esses, no desempenho acadêmico dos estudantes, associados à ocorrência de tais transtornos. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal descritivo e observacional, com caráter qualitativo e quantitativo, com ênfase em estudo de campo, tendo como finalidade identificar os possíveis impactos que os transtornos mentais e psicológicos exercem sobre o desempenho acadêmico de estudantes do curso de Medicina. Foi realizada uma pesquisa exploratória mediante coleta de dados por meio de uma entrevista semi-estruturada, utilizando questionários como: Questionário Socioeconômico-demográfico (QSD), Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) e o Questionário de Vivência Acadêmica em sua versão reduzida (QVA-r) (OLIVEIRA, 2022), aplicados virtualmente, por meio de formulário do Google, para investigar acerca da relação entre a vida acadêmica e a presença de transtornos mentais e psicológicos em estudantes do curso de Medicina de uma universidade de Maringá-PR. O universo amostral inclui estudantes do sexo feminino e masculino acima de 18 anos que estejam cursando Medicina do primeiro ao sexto ano, que manifestaram o desejo de participar da pesquisa por espontaneidade. Além disso, a pesquisa está sendo baseada em literatura e artigos científicos, disponíveis nas bases de dados Scielo, Pubmed, BVS-BRASIL, UpToDate, Google Acadêmico e no Periódico CAPES, que estejam relacionados com os assuntos do trabalho. Anteriormente à coleta de dados, o projeto foi submetido na Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com protocolo nº 79218024.3.0000.5539. Resultados Esperados: Espera-se, por meio desta pesquisa, estabelecer uma relação entre os transtornos mentais e psicológicos e o desempenho acadêmico de estudantes do curso de Medicina, e evidenciar as consequências negativas de tais transtornos na esfera estudantil, levando em consideração aspectos sociodemográficos, hábitos de vida, entre outros fatores. Com isso, é esperado que se possa contribuir para a formulação de ações futuras que tenham como objetivo promover melhorias na relação entre saúde mental e ensino médico, em uma tentativa de combater os impactos causados pelos distúrbios mentais e psicológicos na vida acadêmica dos estudantes do curso de Medicina. Até o presente momento, foram entrevistados 130 estudantes, dos quais 41,5% estavam no 6º semestre. Ainda, apenas 30% dos estudantes entrevistados definiram sua experiência na faculdade como ótima, enquanto aproximadamente 17% a definiram como regular. Com isso, percebe-se que existem alguns fatores que interferem no aproveitamento da trajetória acadêmica, como problemas pessoais, adequação ao método de ensino, excesso de disciplinas, entre outros. Dessa forma, tendo em vista que 68% dos entrevistados relataram alguma dificuldade para conseguir acompanhar o ritmo dos colegas, demonstra-se que existem dificuldades permeando a vivência acadêmica desses estudantes, incluindo aquelas relacionadas com os transtornos mentais e psicológicos, visto que 100% dos estudantes acreditam que questões interpessoais interfiram de forma significativa no desempenho e rendimento acadêmico, já que estes decorrem muitas vezes da presença dessas demandas interpessoais. |
Palavras-chave: | Graduando de Medicina Performance acadêmica Transtornos mentais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11548 |
Data do documento: | 5-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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907165.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 72.29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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