EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPACTOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PADRÃO DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO
Autor(es): De Oliveira, Rosilene Aparecida
Marques, Déborah Cristina de Souza
Branco, Braulio Henrique Magnani
Resumo: A adolescência é uma fase de intensa transição, com mudanças fisiológicas, metabólicas, hormonais, emocionais e sociais significativas que podem influenciar nos padrões de comportamento alimentar e, consequentemente, a saúde a longo prazo. Um dos agravantes diz respeito ao consumo de alimentos desequilibrados nutricionalmente, como os alimentos ultraprocessados (AUPs). Nos últimos anos, o aumento da prevalência de obesidade e outros distúrbios relacionados à alimentação entre adolescentes tem sido uma preocupação em nível global. A obesidade é definida como uma doença crônica não transmissível (DCNT) na classificação internacional de doenças - CID, caracterizada como um acúmulo de gordura corporal, proporcionando impactos negativos à saúde. A educação em saúde pode ser definida como o processo que visa capacitar indivíduos a adotarem comportamentos saudáveis, podendo ser este, através do aumento do conhecimento sobre hábitos alimentares e suas consequências para a saúde. Para os adolescentes, cujas decisões alimentares muitas vezes são influenciadas por fatores sociais, culturais e ambientais complexos, intervenções educativas em saúde podem ser eficazes e desempenham um papel crucial na promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a juventude até a idade adulta. Objetivo: Investigar o impacto da educação em saúde na promoção de escolhas alimentares saudáveis em adolescentes. Metodologia: trata-se de um estudo pré-experimental com intervenções realizadas por uma equipe multiprofissional com adolescentes entre 12 a 17 anos com obesidade nas dependências da Universidade Cesumar - UniCesumar campos Maringá-PR. As intervenções ocorreram ao longo de 12 semanas, três vezes por semana. Os encontros foram teóricos e práticos, com a participação da equipe de nutrição uma vez por semana (30 minutos), psicologia uma vez por semana (30 minutos) e educação física três vezes por semana (durante 1 h cada). As intervenções foram previamente projetadas e discutidas entre os profissionais de saúde para determinar um cronograma e planejamento entre as áreas. Com os resultados encontrados em 24hR, a quantidade em gramas e quilocalorias (kcals) de cada nível de processamento de alimentos foi analisada: produtos in natura, alimentos minimamente processados, ou ultraprocessados. Os resultados foram tabulados em uma planilha do Excel e, posteriormente, o consumo pré e pós-intervenção foi analisado usando a média de três dias, em conformidade com as informações descritas no tópico 24hR. Depois de confirmar a normalidade dos dados usando o teste Kolmogorov-Smirnov, os dados foram apresentados como média e desvio padrão. Para comparar as respostas pré e pós-intervenção, utilizou-se o teste t pareado, assumindo um p < 0,05. Além disso, o tamanho de efeito via d de Cohen foi calculado com a seguinte classificação: pequeno: d = 0,2. médio: d = 0,5. grande: d = 0,8. Todas as análises estatísticas foram realizadas usando o pacote Statística (Versão 29.0, Stasoft, Estados Unidos da América). Resultados: Foram avaliados quarenta e três adolescentes (masculino = 20 e feminino = 23), residentes em um município no sul do Brasil entre 12 a 17 anos. Para os resultados, analisou-se o consumo habitual de alimentos (in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados) usando um Recordatório Alimentar de 24h (R24h) As informações R24h foram calculadas usando o software Avanutri (versão 2004®, Avanutri Equipamentos de Avaliação Ltda., Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil). O consumo em kcals de alimentos in natura foram maiores no pós-teste quando comparado com o pré-teste (p =0,006). Consequentemente, quando avaliado o consumo em gramas de alimentos in natura, foram encontrados valores mais elevados após as intervenções (p<0,001; d = 0,69; efeito médio). Quando avaliado por grupo (feminino e masculino), o sexo feminino apresentou aumento significativo no consumo de alimentos in natura em kcals no momento pós-intervenção (p =0,009; d = 0,46, efeito médio) e gramas (p =0,004; d = 0,88, efeito grande). Do mesmo modo, o sexo masculino, também apresentou aumento significativo em gramas (p =0,04; d = 0,80, efeito alto). O consumo de alimentos processados e ultraprocessados não apresentou diferenças significativas (p>0,05) quando comparado ao pré e pós-intervenção. Entretanto, o grupo feminino apresentou reduções significativas (p<0,05) no consumo de kcals de alimentos processados (p =0,01; d = 0,40, efeito baixo) e ultraprocessados (p = 0,040; d = -0,59, baixo). Considerações Finais: Com base na evolução dos padrões alimentares, observa-se que programas de intervenção focados na educação em saúde, que visam melhorar os hábitos alimentares dos adolescentes e incentivá-los a manter um estilo de vida mais saudável, podem desempenhar um papel significativo na redução do excesso de peso e na prevenção de DCNTs. No entanto, desafios como a falta de acesso a alimentos saudáveis, impactos comerciais e sociais e desinformação continuam a prejudicar os padrões alimentares dos jovens. Portanto, para entender completamente como a educação em saúde afeta o comportamento alimentar dos adolescentes, é necessário fazer uma análise completa e aprofundada das estratégias educacionais usadas, bem como dos resultados mensuráveis que ocorrem ao longo da vida.
Palavras-chave: Educação em Saúde
Obesidade
Adolescentes
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11545
Data do documento: 5-Fev-2025
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