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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11543
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | IMPACTO DOS ESPAÇOS VERDES NO DESEMPENHO ACADÊMICO E BEM-ESTAR DOS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Autor(es): | Uchoa, Júlia Borgho Lopes, Aline |
Resumo: | A jornada acadêmica, mesmo que grande expoente no desenvolvimento profissional e pessoal, é frequentemente associada ao estresse e ansiedade nos alunos universitários, resultando na deterioração do bem-estar e redução no desempenho devido à fadiga cognitiva. Redução dos níveis de concentração de cortisol, redução da pulsação e pressão sanguínea, aumento da atividade do nervo parassimpático e diminuição da atividade nervosa simpática em comparação ao meio urbano são os benefícios bem documentados da exposição à natureza. Evidências indicam que a presença de áreas verdes em ambientes universitários também contribui para a recuperação de atenção e cognição, melhora de concentração e humor, consequentemente levando a um aumento de desempenho, além de causar bem-estar, a sensação de pertencimento aos estudantes e melhor imagem estética para a universidade. Além disso, paisagens com alto nível de biodiversidade, potencializam as propriedades benéficas do espaço verde. O alto nível de urbanização das cidades e seus malefícios, como a poluição do ar, ruído excessivo, calor urbano, distanciamento entre o ser humano e o meio natural e o estilo de vida urbano gera a sensação de sobrecarga e falta de espaços de tranquilidade podendo causar estresse crônico e aumento de transtornos psicológicos. Diante disso, é indispensável que o planejamento urbano inclua a criação de espaços que proporcionem qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos. As universidades sempre foram um elemento formador importante na sociedade, tendo papéis sociais indispensáveis, nesse contexto. Desta forma, o desenvolvimento de projetos com intuito ecológico e social dentro das instituições é fundamental para o progresso da realidade atual e conexão dos alunos com o ambiente ao redor. Objetivo: Este projeto tem o objetivo de estudar o impacto dos espaços verdes urbanos no bem-estar e saúde mental dos alunos universitários aliando a psicologia ambiental ao planejamento urbano, identificando fatores que influenciam o uso e preferência por espaços verdes. Além disso, visa avaliar os efeitos das áreas verdes na redução de estresse e melhoria de humor e qualidade de vida e propor recomendações para planejamento e gestão que promovam o bem-estar psicológico aos cidadãos. E propor recomendações para o planejamento e gestão que promovam o bem-estar psicológico dos alunos, aprimorando a experiência acadêmica. Metodologia: Esse estudo utilizará uma abordagem sistemática de revisão bibliográfica para explorar os principais impactos da presença de espaços verdes para a saúde mental de universitários. Utilizando-se as diretrizes PRISMA “Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses”, esta revisão buscará estudos em bases de dados como PubMed, Scopus e Web of Science. A seleção terá de base critérios predefinidos de inclusão e exclusão e sua qualidade metodológica será avaliada por ferramentas como a Cochrane Risk of Bias Tool. As informações adquiridas dos estudos serão sintetizadas e analisadas utilizando-se técnicas de meta-análise e análise de conteúdo. A busca usará combinações de palavras-chave relacionadas a espaços verdes, desempenho acadêmico, bem-estar e estudantes universitários para identificar estudos relevantes publicados nos últimos 10 (dez) anos. Resultados Esperados: Espera-se determinar que estudos e pesquisas apontem relações entre espaços verdes e bem-estar mental e emocional dos alunos universitários, além de efeitos de aumento no desempenho acadêmico. Compreender os mecanismos pelos quais os espaços verdes influenciam os aspectos psicológicos, fisiológicos e sociais é crucial para interpretar criticamente os dados obtidos, identificando tanto benefícios quanto limitações. Os resultados serão sintetizados em um artigo científico que servirá de base para futuras pesquisas e políticas públicas relacionadas à promoção de espaços verdes em ambientes universitários. Além disso, espera-se que o estudo auxilie na conscientização da comunidade acadêmica e da sociedade sobre a importância dos espaços verdes. Finalmente, serão feitas recomendações para a criação ou melhoria de espaços verdes nas universidades, considerando os benefícios esperados e as melhores práticas de planejamento urbano e paisagismo. |
Palavras-chave: | Espaços verdes Desempenho acadêmico Bem-estar Estudantes universitários |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11543 |
Data do documento: | 5-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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904826.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 117.11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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