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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11533
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | ÉTICA PROFISSIONAL E O USO DAS REDES SOCIAIS: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA |
Autor(es): | Da Silva, Renan Victor Teixeira Junior, Clayton Luiz Gorny |
Resumo: | O Código de Ética Odontológica (CEO) tem como objetivo central estabelecer os direitos e obrigações dos profissionais da odontologia, promovendo conduta ética e formação profissional adequadas. É de fundamental importância analisar o conhecimento de estudantes do ensino superior acerca da conduta profissional na utilização das redes sociais. O progresso tecnológico acarretou uma crescente adoção das redes sociais como meio de atrair clientes, prática esta que muitas vezes infringe o CEO. Desta forma, o presente estudo objetiva analisar o conhecimento de alunos da graduação em Odontologia da UniCesumar Curitiba quanto à ética e conduta profissional nas redes sociais. Através de aplicação de questionários com perguntas qualitativas e quantitativas, tenta-se analisar a utilização profissional das redes sociais pelos graduandos, bem como o conhecimento acerca do CEO. Objetivo: Este estudo busca identificar as redes sociais mais utilizadas por estudantes de odontologia, mensurar o conhecimento acerca do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e verificar se conseguem identificar infrações cometidas por profissionais nas redes sociais. A pesquisa também objetiva ressaltar a importância do Conselho Regional de Odontologia (CRO) em promover discussões no ambiente acadêmico sobre o uso ético das mídias sociais, visando preparar profissionais mais conscientes e aptos a enfrentar os desafios da profissão. Metodologia: Para a coleta de dados definiu-se três grupos amostrais: Grupo 1: Alunos que não cursaram nenhuma das disciplinas; Grupo 2: Alunos que cursaram a disciplina de Formação Sociocultural e Ética I; Grupo 3: Alunos que cursaram as disciplinas de Formação Sociocultural e Ética I e II. Os questionários abrangerão perguntas qualitativas, que buscam caracterizar o perfil do estudante de Odontologia frente ao uso de redes sociais, bem como perguntas avaliativas (quantitativamente) quanto ao seu conhecimento acerca do Código de Ética. Os dados qualitativos serão analisados a partir da metodologia descritiva e não serão extrapolados para o universo populacional. Já os dados quantitativos passarão por análise estatística indutiva/inferencial. A partir dos resultados dos questionários serão aplicadas notas de 0 a 10 a cada um dos alunos participantes. Cada um dos três grupos será considerado como independente (não pareados) e terão suas notas tabuladas e calculada a média dos valores. A partir dos resultados adquiridos será realizada a comparação entre os grupos afim de identificar diferenças estatisticamente significativas para os resultados. Para cada um dos grupos será analisada a normalidade dos dados por meio do Teste de Shapiro-Wilk (amostras menores que 50 indivíduos), ou KolmogorovSmirnov (amostras maiores que 50 indivíduos). Em havendo normalidade na distribuição dos valores será utilizado o Teste de Análise de Variância (ANOVA), e como teste Post Hoc será utilizado o tradicional Teste Tukey. Todavia, caso não haja distribuição normal entre os dados dos três grupos, será utilizado o Teste de Kruskal-Wallis. Os resultados possibilitarão identificar qual grupo apresentou as maiores médias de desempenho no questionário, refletindo maior conhecimento sobre o Código de Ética. As análises estatísticas serão realizadas por meio do software JAMOVI (versão 2.3.28). Resultados esperados: Um total de 150 alunos participarão da pesquisa, sendo 22 alunos do 1° ano, 20 do 2° ano, 35 do 3° ano e 20 do 4° ano, conforme os cálculos de definição de amostragem. O conhecimento dos alunos quanto ao tema será mensurado a partir das notas tiradas junto aos questionários. Desta forma serão obtidas três médias para os três grupos amostrais, que serão comparadas para verificar se ocorrem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Embora alunos que não tenham cursado a disciplina de Formação Sociocultural e Ética possam obter um bom desempenho no questionário, espera-se que os resultados das médias avaliativas sejam maiores para os alunos que cursaram essas disciplinas. Tal fato justificar-se-ia devido ao conhecimento acerca do Código de Ética Odontológica (CEO) e maior contato prévio com o tema. O estudo prevê que estudantes do 3° e 4° anos que fotografam e publicam procedimentos odontológicos sem a devida autorização do paciente, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), tomem ciência das infrações que podem cometer ao infringirem o CEO. Além disso, a pesquisa buscará identificar quais redes sociais são mais utilizadas por estudantes de odontologia, quantificar a porcentagem de alunos que conhecem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e verificar se os alunos conseguem identificar infrações cometidas por profissionais da odontologia nas redes sociais. |
Palavras-chave: | Código de Ética Odontológica Redes Sociais Conduta Profissional Desafios Éticos Estatística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11533 |
Data do documento: | 5-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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898024.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 120.46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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