EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1153
Tipo: Artigo
Título: RATOS WISTAR SUBMETIDOS À REPERFUSÃO DE 24H APÓS ISQUEMIA INTESTINAL NÃO APRESENTAM ALTERAÇÃO NA DENSIDADE GERAL DE NEURÔNIOS ENTÉRICOS
Autor(es): NEVES, Camila Quaglio
BORGES, Stephanie Carvalho
BUTTOW, Nilza Cristina
Abstract: A isquemia e reperfusão intestinal está ligado à complicações de cirurgias, traumas, doenças inflamatórias e outras. Na isquemia ocorre o bloqueio do fluxo sanguíneo intestinal. Durante a reperfusão, o aumento repentino da concentração de oxigênio causa uma cascata de reações promovendo estresse oxidativo e dano celular que pode resultar em disfunção intestinal. Dessa forma, o objetivo foi avaliar o efeito da isquemia e reperfusão intestinal sobre a população geral de neurônios entéricos. Ratos Wistar foram divididos em 3 grupos: controle (C), operados sem isquemia (Sham) e operados com oclusão da artéria mesentérica superior (IR). A isquemia foi realizada por um clamp microvascular e amarrações laterais por 45 minutos seguida de 24 horas de reperfusão. O plexo mientérico do íleo desses animais foi exposto e os neurônios positivos para HuC/D foram marcados por imunofluorescência. Todos os neurônios de 30 imagens foram contados. Não houve diferença significativa na densidade de neurônios entéricos entre os grupos. Nossos resultados demonstram que 45 minutos de isquemia e reperfusão de 24 horas não provocam alterações na população geral de neurônios mientéricos.
Palavras-chave: plexo mientérico
sistema nervoso entérico
Hu
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1153
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79805.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)230.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.