Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11526
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | GEOGRAFIA NA EJA: CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E SUCESSO ESCOLAR EM UNIÃO DOS PALMARES – AL |
Autor(es): | Pimentel, Lucivania da Silva De Oliveira, Dean Gomes |
Resumo: | O ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um campo relevante no âmbito das pesquisas voltadas a educação, embora por vezes fica esquecido. Esses estudos têm como objetivo norteador compreender o papel fundamental da EJA, ajudando tantos os professores como os alunos a abrangerem o mundo sob uma perspectiva espacial. Assim, a problemática desta pesquisa se baseia nos principais desafios e oportunidades no ensino de Geografia para adultos no município de União dos Palmares? Essa indagação é crucial para compreender as dificuldades enfrentadas pelos educadores ao ensinar Geografia para adultos, como também para os educandos aprenderem e identificarem estratégias que possam superar esses desafios. Em suma, este estudo contribuirá para a literatura acadêmica, fornecendo uma análise detalhada dos desafios e oportunidades no ensino de Geografia na EJA, com base em um estudo de campo, em um pequeno município localizado no Nordeste brasileiro. Além disso, é importante considerar que os estudantes da EJA têm demandas diferentes dos estudantes do ensino regular, uma vez que buscam melhorar suas condições de vida e oportunidades de emprego. Portanto, a pesquisa fornecerá um elo de como a Geografia pode aproveitar a bagagem cultural e vivencial dos alunos, criando conexões entre seus interesses e o conhecimento científico A valorização do aluno como agente ativo no processo de ensino aprendizagem também é essencial para promover maior interesse e responsabilidade por parte dos discentes. Deste modo, o ensino de Geografia na EJA deve considerar abordagens diferenciadas e adaptadas às características socioculturais das classes populares, estimulando a participação consciente dos alunos na realidade social. Objetivo: Investigar o ensino de Geografia para jovens e adultos no município de União dos Palmares, Alagoas, já que esta escolha estratégica permite uma análise detalhada desse contexto específico, com potencial para revelar informações valiosas aplicáveis a outros cenários. A pesquisa pode explorar questões como os métodos de ensino, os materiais didáticos utilizados e os desafios enfrentados pelos educadores e educandos na área de Geografia. Metodologia: A pesquisa será conduzida por meio de um estudo de caso detalhado em uma escola específica que oferece o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em União dos Palmares. A escola será selecionada com base em critérios como o tamanho da população estudantil no EJA, a diversidade dos alunos e a disposição dos professores e alunos em participar do estudo. Para coletar dados, serão utilizadas, entrevistas semiestruturadas, além de conversas individuais com professores e alunos para entender suas experiências, percepções e opiniões sobre o programa EJA, além de análise de materiais didáticos. Para tanto, serão verificados os materiais de ensino utilizados no programa EJA para entender como o currículo é organizado e implementado, observação em sala de aula; serão observadas as aulas para entender a dinâmica da sala, estratégias de ensino, interação entre professores e alunos e ambiente de aprendizagem, como aplicação de questionários aos participantes para coletar dados quantitativos e qualitativos. Após a coleta de dados, a análise será realizada por meio de análise de conteúdo, categorizando os dados em temas e identificando padrões e tendências. Resultados Esperados: Os resultados desta pesquisa podem ter várias implicações importantes no meio acadêmico e social. O estudo pode revelar os obstáculos específicos que professores e alunos enfrentam no ensino e aprendizagem de geografia na EJA, como a falta de recursos didáticos adequados, dificuldades de compreensão de conceitos geográficos complexos ou desafios relacionados à motivação e engajamento dos alunos. Além disso, pode destacar oportunidades únicas para o ensino dessa área do conhecimento na EJA, como estratégias de ensino inovadoras, abordagens pedagógicas eficazes ou temas geográficos particularmente relevantes e interessantes para os alunos. Este estudo pode fornecer compreensões valiosas para professores de geografia da EJA, ajudando-os a refinar suas práticas de ensino para melhor atender às necessidades e interesses de seus alunos. Além disso, esses resultados podem informar a formulação de políticas educacionais em níveis local, regional e até mesmo nacional, incluindo recomendações para a alocação de recursos, desenvolvimento de currículo, formação de professores e outras áreas de política que afetam o ensino de geografia na EJA. Além disso, a pesquisa pode explorar a eficácia de diferentes abordagens pedagógicas no ensino de geografia para adultos, considerando fatores como a diversidade de experiências de vida, a motivação essencial e as necessidades individuais dos alunos. Essa análise mais aprofundada poderá fornecer informações valiosas para aprimorar as estratégias de ensino e promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz. Por fim, espera-se que o estudo contribua para o corpo de conhecimento acadêmico sobre o ensino de geografia na EJA, fornecendo um estudo de caso detalhado de uma escola em União dos Palmares, onde os resultados desta pesquisa têm o potencial de aprimorar a educação geográfica para jovens e adultos na região. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Ensino de Geografia Desafios Oportunidades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11526 |
Data do documento: | 4-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
893159.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 144.33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.