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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11495
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | ESTUDO DE CASO: A PRÁTICA EDUCACIONAL SOBRE O DESAFIO DA INCLUSÃO |
Autor(es): | De Lara, Débora Kuniyoshi Gil, Camila Pereira Forno, Letícia Fleig Dal Teixeira, Thaise Moser |
Resumo: | O projeto de pesquisa resulta do anseio de estruturar um aprofundamento sobre a pesquisa de iniciação científica desenvolvida no período de 2022-2023, na qual foi observada a relação de professores e alunos da educação infantil dentro da perspectiva inclusiva de CMEIs em um município do Estado do Paraná. O cerne da pesquisa permeia sobre o desafio dos educadores em relação à inclusão escolar, no expandir dos conhecimentos, nas experiências e nas práxis educacionais voltadas aos alunos com deficiência. Bem como, o incentivo e as capacitações direcionadas a essa diversificada comunidade educacional. Entende se que os professores da educação infantil são os responsáveis por quebrar barreiras atitudinais, abrindo portas e janelas aos alunos com deficiência, visto que, a escola é a introdução da criança no ambiente social e a consequente socialização. Diante disso, acolher e desenvolver uma escutatória das demandas e dificuldades vividas pelos docentes faz-se necessário e urgente, pois são eles os promotores das mediações, os co-protagonistas do desenvolvimento psicossocial e emocional das crianças. Objetivo: Promover uma análise fundamentada nas demandas pontuadas na prática pedagógica dos educadores da educação infantil a respeito da inclusão escolar em um município Estado do Paraná. Metodologia: A metodologia utilizada foi direcionada para uma pesquisa aplicada descritiva do cenário narrado por educadores da rede pública infantil, através de um roteiro de entrevista semiestruturada com 22 questões. Participaram do estudo doze professores, dentre eles dez professores regentes e dois professores de apoio. Neste resumo encontra se um recorte da análise inicial da pesquisa lançando como amostra as respostas ofertadas por uma professora de apoio infantil de um aluno com TEA- Transtorno do Espectro do Autismo que reconhece a importância do processo de inclusão escolar. Tal recorte trata-se da vinculação família e escola, o modo de promover um processo de inclusão funcional, prático e ativo no que se refere à escolarização da criança. A participante ao ser questionada sobre: Qual a maior dificuldade que você encontra no dia a dia? Pontua que é preciso compreender que: “A maior dificuldade, eu acho hoje, hoje estaria sendo esse comprometimento dos pais, eu acho. Na sala, eu e a professora temos muita afinidade, dá tudo certinho e na questão também de orientação, não estou tendo problema. O problema maior que eu vejo é com a família mesmo, porque essa minha aluna considerando hoje, né, já foi indicado para ela fazer fonoaudiologia, mas a mãe não conseguiu, porque ela vai atrás, mas aí ela muda, cancela, por questão de tempo dela, de horário dela, você entendeu? Teve sala de recurso, que já disponibilizaram para ela, ela já também cancelou. Então a gente percebe assim, que não está tendo muito interesse por parte da família mesmo”. Este relato oportuniza a análise de informações quanto ao reconhecimento que o profissional da educação tem da parceria entre família e escola como um recurso que promove o desenvolvimento pleno da criança, partindo do físico, intelectual, emocional e social. A importância da colaboração mútua, na qual a família desempenhe o papel de potencializar o trabalho realizado na escola, incentivando, acompanhando e auxiliando a criança em seu desenvolvimento, ao mesmo tempo em que a escola possa fornecer práticas pedagógicas que atue na formação e valorização de cada aluno. Neste sentido, percebe-se que a mudança estrutural familiar é a base para um sólido processo de inclusão não somente escolar, porém social de gerações de diversidades e pluralidades gritantes inseridas em uma sociedade engessada no preconceito, na materialização da estigmatização e na banalização dos direitos e deveres de uma sociedade que deveria priorizar o desenvolvimento educacional, acolhedor e inclusivo para a promoção de um futuro promissor a todos. Resultados esperados: Pretende-se com a pesquisa assinalar as demandas e desafios encontrados pelos docentes no âmbito escolar, bem como perceber o acolhimento das dificuldades e a escuta dos professores regentes e de apoio da educação infantil, base para o desenvolvimento pleno do ser humano. E por fim, promover uma reflexão sistêmica da forma de elaborar, atuar, gerenciar e protagonizar a educação inclusiva entre a comunidade escolar. |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva práticas Educacionais Educação Infantil Relação família- escola |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11495 |
Data do documento: | 3-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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905919.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 118.54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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