Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11491
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | EQUOTERAPIA PARA PACIENTES COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA |
Autor(es): | Dalazen, Jaqueline Cristino |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica caracterizada por diferenças no desenvolvimento do cérebro que tem como individualidade movimentos estereotipados, dificuldades com habilidades motoras amplas, como correr, pular e subir escadas, alterações no tônus muscular, dificuldades para se comunica, interagir socialmente, processar informações e interesses restrito, que podem limitar as interações sociais, visto que, o indivíduo tem dificuldades em se relacionar com outras pessoas. A Equoterapia também conhecida como hipoterapia, surgiu como uma intervenção complementar promissora, além de, caracterizar-se como uma abordagem terapêutica abrangente e integrativa, oferecendo benefícios substanciais que vão além do escopo de muitas condutas terapêuticas tradicionais. A equoterapia utiliza o movimento do cavalo como mecanismo terapêutico, o movimento do cavalo é tridimensional, envolvendo deslocamentos para frente e para trás, para cima e para baixo, e para os lados, ao andar, o cavalo produz um movimento em seu dorso que se assemelha à marcha humana em mais de 95%, este movimento é rítmico e repetitivo, o cavalo pode repassar até 180 oscilações por minuto ao praticante, sendo essas oscilações transmitidas ao cérebro via medula espinhal, produzindo uma variedade de estímulos proprioceptivos e exteroceptivos, melhorando diversos aspectos, como o desenvolvimento físico, emocional, estímulos sensoriais, cognitivo, social, além de melhorar a circulação sanguínea e a capacidade respiratória, promovendo um melhor funcionamento cardiovascular. Ao abordar simultaneamente múltiplas áreas do desenvolvimento, esta prática não só melhora a qualidade de vida dos indivíduos com TEA, mas também proporciona um caminho para maior autonomia e participação ativa na sociedade, visto que, esses indivíduos apresentam dificuldades em iniciar e manter interações sociais, interpretar sinais sociais e responder adequadamente a interações, além da dificuldade em formar e manter amizades e relacionamentos. Objetivo: Investigar como o proveito do cavalo contribui para o desenvolvimento motor, melhoria do equilíbrio, coordenação motora, tônus muscular, cognitivo, redução dos movimentos de estereotipias e a integração sensorial, além do impacto positivo no aspecto emocional e social em indivíduos com Transtorno Espectro Autista, destacando como esse método está moldando a exploração, abrangendo novos protocolos e preestabelecendo o caminho para as futuras pesquisas. Metodologia: Essa pesquisa é uma revisão integrativa da literatura, utilizou uma abordagem abrangente de revisão bibliográfica para investigar evidências cientificas, que tem como intuito proporcionar uma maior compreensão sobre a abordagem terapêutica. Em análise de evidências houve comparações de pontos convergentes e divergentes entre resultados de estudos revisados. Primeiramente, foram selecionados artigos científicos que abordam os fenômenos-chave Autismo, Equoterapia e Neurodesenvolvimento em crianças e adolescentes de diversas idades. Para garantir a relevância e a atualidade da revisão, a análise incluiu a revisão de publicações dos últimos dez anos. Esse período foi escolhido para capturar os avanços mais recentes e significativos na área da fisioterapia. As publicações revisadas foram obtidas de bases de dados acadêmicas renomadas, como Scientific Electronic Library Online (SciElo), Google Acadêmico, PubMed e PEDro, A análise das fontes foi realizada de forma sistemática, envolvendo a leitura crítica e a síntese das informações relevantes. Os principais tópicos abordados foi a Equoterapia em crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista, que serão apresentados através de fluxograma e tabela de dados. Resultados esperados: Espera-se a expansão de pesquisas para aprofundar a compreensão dos mecanismos pelos quais a equoterapia beneficia os indivíduos com TEA e para desenvolver práticas baseadas em evidências que possam ser amplamente implementadas. Além disso, a expansão de projetos de equoterapia não só amplia a disponibilidade e acessibilidade da intervenção, mas também promove a diversificação das abordagens terapêuticas, capacitação de profissionais, e avanço contínuo da pesquisa. Ao fazer com que a equoterapia chegue a um maior número de indivíduos e comunidades, tornando-a acessível a um maior número de indivíduos, é possível maximizar os benefícios desta prática, melhorando significativamente a qualidade de vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente. |
Palavras-chave: | Equoterapia Transtorno Espectro Autista e Neurodesenvolvimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11491 |
Data do documento: | 3-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
913418.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 116.54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.