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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11446
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | DIREITO À EDUCAÇÃO: A GARANTIA JURÍDICA E AS POLÍTICAS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
Autor(es): | Garcia, Pietra Malacrida Moreira, Mayume Caires |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A taxatividade disposta na sucessão de direitos em favor do direito a educação, imposta a partir da (re)democratização da sociedade brasileira, dispôs também o dever do Estado em prover essas previsões, sendo o regime jurídico do direito a educação ordenado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei 9.394/96), a qual conceitua a divisão de responsabilidades da tutela prevista em lei, na qual o papel do Estado de fornecer um ensino de qualidade é indispensável para que a população possa exercer a cidadania plena, fazendo com que todos atinjam níveis de desempenho que se tem direito, apesar de qualquer especialidade do alunado. Objetivo: Expor as desigualdades educacionais sofridas diariamente pelas crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, levando como fundamento último o princípio constitucional da dignidade humana para investigar a temática da Educação Especial Voltada ao Autismo, bem como investigar se existem políticas públicas educacionais para as pessoas com TEA. Metodologia: o estudo foi realizado por meio da pesquisa descritiva, cujo procedimento é a pesquisa bibliográfica na legislação e na doutrina, tendo como método de abordagem o dedutivo. Serão expostos os meios de busca pela efetivação dos direitos dos portadores de TEA, referente ao ajuste aos Direitos Humanos e Fundamentais, por meio de uma análise jurídica sobre os direitos previstos pela Lei 12.764 de 2012. Ademais, o direito à educação será analisado como um instrumento de efetivação dos direitos da personalidade das pessoas portadoras de TEA. Resultados esperados: Pretende-se apresentar o regime jurídico direcionado a garantir a educação especializada e de qualidade a essas pessoas, bem como identificar se há políticas públicas eficazes para garantir o acesso à educação enquanto um instrumento para o desenvolvimento da personalidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo o aumento da visibilidade sobre as especialidades educacionais requeridas por este grupo social, carregando a urgência presente na necessidade de que os direitos positivados sejam efetivamente implementados na prática. |
Palavras-chave: | Autismo Direitos fundamentais Educação Especial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11446 |
Data do documento: | 31-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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905527.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 65.59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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