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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11384
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | CESUGAMES: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE |
Autor(es): | De Andrade, Cristiane Santana Paula, Aline da Silva |
Resumo: | Os Recursos Educacionais Abertos (REA) têm ganhado destaque como ferramentas essenciais na democratização do conhecimento, especialmente na educação superior. Eles permitem o acesso livre e gratuito a materiais educacionais, facilitando a aprendizagem autônoma e colaborativa. Este artigo explora a implementação de REA em cursos de graduação na área da saúde, discutindo os benefícios e desafios dessa abordagem. Objetivo: O objetivo deste estudo é desenvolver uma proposta de REA que possa ser utilizada em cursos de graduação na área da saúde, com foco em um jogo educativo como recurso central para o ensino de anatomia humana. Metodologia: A proposta inclui o desenvolvimento de um jogo educativo que abordará conceitos fundamentais de anatomia humana. O jogo será projetado para ser interativo e engajante, utilizando tecnologias de realidade aumentada (RA) para permitir uma exploração detalhada do corpo humano. Este recurso será disponibilizado em uma plataforma online aberta, permitindo que estudantes de diferentes instituições e locais tenham acesso. A metodologia do projeto inclui 03 etapas: 1ª) Pesquisa e Desenvolvimento: Reunir uma equipe multidisciplinar para criar o conteúdo educativo e desenvolver o jogo; 2ª) Testes Pilotos: Implementar testes com grupos de estudantes para avaliar a eficácia do recurso e fazer ajustes necessários e a 3ª) Lançamento e Disseminação: Disponibilizar o recurso na plataforma e promover o uso através de redes sociais e parcerias com universidades. Resultados esperados: Espera-se que o jogo educativo contribua para o aprendizado de anatomia de forma significativa, proporcionando uma experiência interativa que complemente o ensino tradicional. Além disso, o acesso aberto ao recurso pode diminuir barreiras de acesso ao conhecimento, beneficiando estudantes de diferentes contextos socioeconômicos. Considerações: A implementação de REA, especialmente na forma de jogos educativos, tem o potencial de transformar o ensino na área da saúde. A acessibilidade e a interatividade desses recursos oferecem uma alternativa valiosa ao ensino convencional, promovendo uma aprendizagem mais envolvente e eficaz. |
Palavras-chave: | Recursos Educacionais Abertos Educação superior Área da saúde Aprendizagem autônoma |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11384 |
Data do documento: | 29-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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905506.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 65.11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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