EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL PARA PUNÇÃO VENOSA EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): Fulgêncio, Vitor Hugo Bonifácio
Gomes, Isabelly Costa
De Souza, Andressa Larissa Dias Müller
Casagrande, Lucas
Resumo: A hospitalização infantil gera inúmeros impactos na criança e no núcleo familiar, visto que, ocorrem mudanças na rotina da família que afetam de forma física e emocional os envolvidos. Os efeitos podem manifestar-se de diversas formas, como dor, sofrimento, cansaço, angústia e culpa. Dessa forma, o enfermeiro possui o papel de proporcionar uma assistência qualificada e humanizada. Na pediatria, para a realização do processo de enfermagem pode-se incluir a técnica do Brinquedo Terapêutico (BT), que consiste no uso de brinquedos ou alguns dispositivos, objetivando tornar a hospitalização e os procedimentos menos traumáticos, reduzindo a ansiedade, o medo e a resistência. Além disso, quando essa experiência é proporcionada, a criança expressa por meio do brinquedo seus desejos e sentimentos, o que facilita para que a equipe profissional conheça melhor seu cliente. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem o uso dessa técnica compete à equipe de enfermagem que atua na área pediátrica, na assistência à criança e família hospitalizadas, devendo ser registrada em prontuário. Existem três tipo de BT: o dramático, que estimula para que a criança brinque e exteriorize seus sentimentos, como medo, ansiedade e angústia; o capacitador, que ensina o autocuidado e prepara a criança para lidar com uma nova condição de vida; o instrucional que informa de maneira que ela compreenda, os procedimentos aos quais ela será submetida. Assim, o BT instrucional pode ser utilizado para instruir sobre a troca de um curativo, realização de cateterismo vesical, punção intravenosa e outros procedimentos, de maneira que ela entenda o que será feito e os benefícios, diminuindo sentimentos negativos, favorece para que ela se sinta mais confortável e confiante. O lúdico e a fantasia estão presentes no desenvolvimento infantil e podem ser empregados junto com o BT para auxiliar na compreensão da criança, melhora a comunicação e o vínculo entre profissional e paciente, contribuindo no atendimento de qualidade e humanizado. Sendo assim, essa pesquisa tem como pergunta norteadora “Como o brinquedo terapêutico instrucional auxilia na realização da punção venosa em crianças hospitalizadas?”. Objetivo: Identificar como o brinquedo terapêutico instrucional auxilia na realização da punção venosa em crianças hospitalizadas. Método: Trata se de uma revisão integrativa da literatura. Serão incluídos na amostra artigos publicados entre 2014 e 2024, completos, disponíveis gratuitamente em periódicos eletrônicos, nos idiomas português e inglês, indexados na PubMed, BVS e LILACS, que respondam a pergunta norteadora. Serão excluídos os artigos duplicados. A estratégia de busca será utilizando os respectivos descritores e operadores booleanos: “Jogos e Brinquedos” AND “criança” AND “hospitalização” AND “cuidados de enfermagem”. Também serão utilizados os descritores em inglês, “Play and Playthings” AND “Child” AND “Hospitalization” AND “Nursing Care”. Os artigos serão lidos na íntegra para serem analisados, os resultados serão categorizados por temáticas para responder à pergunta de pesquisa. Resultados esperados: A busca foi iniciada, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, com os filtros período de publicação 2014 a 2024 utilizando os descritores em inglês foi encontrado na base de dados PubMed 79 artigos, na LILACS 9 e na BVS 5, com os descritores em português foi encontrado na base de dados LILACS 6 artigos e na BVS 14 artigos. Neste momento está sendo realizada a triagem dos artigos, com leitura de título e resumo para excluir os duplicados e incluir os que apresentam similaridade com o tema, os incluídos nessa etapa serão lidos na íntegra para categorização e responder à pergunta de pesquisa. Será preenchido o fluxograma prisma para demonstrar as etapas metodológicas, quantidade de artigos incluídos e razões dos excluídos. Com esse estudo espera-se que os resultados forneçam uma visão abrangente sobre os benefícios e a utilidade do uso do BT instrucional, com a publicação desta pesquisa espera-se que esse conhecimento seja disseminado aos profissionais de enfermagem que atuam no cuidado de crianças, para que reflitam sua prática profissional e implemente no procedimento de punção venosa o uso do BT instrucional, para que seja algo menos traumatizante, reduzindo a dor e o desconforto, assim como a criança pode estar mais cooperativa com o procedimento.
Palavras-chave: Jogos e Brinquedos
Criança
Hospitalização
Cuidados de Enfermagem
Enfermagem Pediátrica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11377
Data do documento: 29-Jan-2025
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