EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1137
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO NITROGÊNIO NA EFICIÊNCIA INSTANTÂNEA NO USO DA ÁGUA NO CULTIVO DA BERINJELA
Autor(es): SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
LORENZONI, Marcelo Zolin
SANTOS, Fernando André Silva
NASCIMENTO, Jean Marcelo Rodrigues do
HACHMANN, Tiago Luan
REZENDE, Roberto
Abstract: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de diferentes doses de nitrogênio sob a variável eficiência instantânea no uso da água para a cultura da berinjela cultivada em ambiente protegido. Foram testadas quatro doses de nitrogênio (0, 6,43, 12,86 e 25,73 g de N planta-1) com utilização de ureia como fertilizante (45% de nitrogênio). O experimento foi realizado com quatro repetições em delineamento inteiramente casualizado. De acordo com os resultados obtidos concluiu-se que a adição de nitrogênio aumenta a eficiência instantânea no uso da água, porém houve uma tendência de redução com o aumento demasiado de nitrogênio causado provavelmente por limitação de algum fator no processo da fotossíntese. A partir dos resultados obtidos conclui-se que a melhor dose com vistas a melhor eficiência instantânea no uso da água e melhor eficiência no uso do nitrogênio foi com 12,86 g de N planta-1.
Palavras-chave: Ferrtirrigação
trocas gasosas
Solanum Melongena L
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1137
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79362.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.