Eventos de Iniciação Científica Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11369
Tipo: Artigo de Evento
Título: BATALHA DO CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA O APRENDIZADO EM ENFERMAGEM
Autor(es): De Andrade, Cristiane Santana
Dos Santos, Gesieli Aparecida
Domachowski, Ketlin Fernanda Barbosa
Paula, Aline da Silva
Resumo: A implementação de estratégias educacionais inovadoras é fundamental para promover uma aprendizagem eficaz e envolvente na área da enfermagem. Nesse contexto, os jogos educacionais têm se destacado como uma ferramenta poderosa para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Este estudo propõe a criação de um jogo de perguntas e respostas interativo e envolvente. Objetivo: O objetivo deste projeto é enriquecer o aprendizado dos conteúdos das disciplinas de embriologia e histologia, genética humana e enfermagem como profissão por meio da implementação da "Batalha do Conhecimento". Metodologia: Para desenvolver o jogo da "Batalha do Conhecimento", foi utilizado o aplicativo Canva, disponível na plataforma Play Store. Nele, foram inseridas questões relacionadas às áreas de embriologia e histologia, genética humana e enfermagem. Além disso, foram incluídas imagens pertinentes para ilustrar os conceitos e facilitar a compreensão dos participantes. Após a inserção das perguntas, estas foram impressas e utilizadas para uma dinâmica participativa em sala de aula, dividindo os alunos em dois grupos, os quais competiram para responder corretamente e rapidamente às perguntas. Ao final do jogo, o grupo vencedor foi recompensado com um prêmio. Resultados esperados: Espera-se que essa dinâmica promova a participação ativa dos alunos, incentivando o engajamento com os conteúdos abordados. A inclusão de imagens relevantes e a interação por meio do jogo proporcionarão uma compreensão mais profunda dos conceitos. Ademais, a atribuição de prêmios para respostas corretas servirá como estímulo positivo para o aprendizado. Em suma, espera-se que a "Batalha do Conhecimento" seja uma ferramenta eficaz para promover a aprendizagem ativa, o engajamento dos alunos e a retenção do conhecimento. Considerações finais: Em conclusão, a implementação de estratégias educacionais inovadoras, como a "Batalha do Conhecimento", representa um avanço significativo no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Este projeto visa também proporcionar uma experiência educativa interativa e envolvente, preparando os alunos para desafios futuros em suas carreiras na área da enfermagem.
Palavras-chave: Estratégias educacionais
Jogos educacionais
Aprendizagem ativa
Enfermagem
Graduação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11369
Data do documento: 29-Jan-2025
Aparece nas coleções:XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
905505.pdfTrabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024)111.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.