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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11353
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | AVALIAÇÃO DE LEITURA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM OBESIDADE |
Autor(es): | Negrizolli, Polyana Nogueira Uvo, Mariana Ferraz Conti |
Resumo: | A obesidade infantil tem se tornado uma preocupação crescente em saúde pública devido ao seu impacto significativo no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, resulta frequentemente de um desequilíbrio entre o consumo e o gasto energético. Segundo o Ministério da Saúde (2022), o Brasil possui milhões de crianças e adolescentes enfrentando sobrepeso e obesidade, colocando essa condição entre os desafios mais prementes da atualidade. Essa condição pode interferir em diversas habilidades cognitivas, incluindo a leitura, um processo essencial para o aprendizado e o desenvolvimento social. Aprender a ler demanda uma série de funções neurológicas como a memória de trabalho, a consciência fonológica e a decodificação de símbolos. Estudos sugerem que a obesidade pode prejudicar esses processos devido a alterações metabólicas e estruturais no cérebro em desenvolvimento. Diante desse cenário, o presente estudo visa compreender se há uma correlação direta entre a obesidade infantil e prejuízos nos processos de leitura, utilizando protocolos padronizados de avaliação. Objetivos: O objetivo geral deste projeto é avaliar os processos de leitura em crianças obesas. Para isso, busca-se: Identificar alterações específicas nos processos de leitura de crianças diagnosticadas com obesidade; evidenciar a correlação entre a obesidade infantil e as dificuldades cognitivas na leitura; promover um maior entendimento sobre a influência da obesidade no desempenho escolar. Metodologia: O estudo será conduzido no Laboratório Interdisciplinar de Intervenção na Promoção da Saúde (LIIPS), vinculado à clínica de Fonoaudiologia em Maringá-PR. Participarão crianças diagnosticadas com obesidade, integrantes do Projeto Pais e Filhos. Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, será aplicado o protocolo Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC).O PROLEC avalia aspectos variados da leitura, desde a identificação de palavras até a compreensão textual, passando por habilidades relacionadas ao uso de pontuação e análise gramatical. Para garantir maior profundidade na análise, duas versões serão utilizadas: o PROLEC-SE-R e o PROLEC tradicional. Os dados serão coletados e organizados em planilhas eletrônicas para análise estatística e apresentação em tabelas e gráficos. A partir desses dados, serão exploradas as possíveis relações entre obesidade e dificuldades de leitura. Resultados Esperados: Os resultados preliminares, com base em grupos já avaliados, indicam que crianças obesas apresentam dificuldades específicas, especialmente em compreensão narrativa, julgamento gramatical e leitura de palavras e pseudopalavras. Entre os dois grupos avaliados, o PROLEC-SE-R identificou habilidades de leitura médias a altas em sete pacientes, enquanto o PROLEC revelou que um dos três participantes apresentou desempenho abaixo do esperado, com dificuldades marcantes em leitura e compreensão textual. Espera-se que o estudo como um todo confirme que a obesidade infantil pode afetar negativamente o desempenho em leitura. As crianças avaliadas devem apresentar variações nos processos de leitura, evidenciando que essa condição pode interferir em áreas como memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Os achados poderão contribuir para a elaboração de intervenções mais efetivas, visando mitigar os impactos da obesidade no desenvolvimento educacional e cognitivo. Considerações Finais: Com este estudo, almeja-se não apenas compreender melhor as consequências cognitivas da obesidade infantil, mas também promover o desenvolvimento de estratégias educacionais e terapêuticas que favoreçam o aprendizado dessas crianças. Ao identificar as alterações específicas nos processos de leitura, o projeto se propõe a ampliar o conhecimento científico sobre a relação entre saúde e educação, fomentando ações que minimizem os prejuízos causados pela obesidade. |
Palavras-chave: | Obesidade infantil Desenvolvimento cognitivo Saúde e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11353 |
Data do documento: | 29-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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914041.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 68.48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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