EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIA SOBRE O CONSUMO DE COSMÉTICOS VERDES
Autor(es): Dias, Amanda Assis
Palmieri, Heloísa Carolina Alves
Felipe, Daniele Fernanda
Resumo: O interesse por cosméticos remonta a muitos anos, mas foi durante o século XX que a indústria de cosméticos começou a prosperar e ganhar reconhecimento. Essa evolução foi impulsionada por avanços significativos na ciência e tecnologia, bem como por mudanças sociais e culturais. No Brasil, o mercado de cosméticos ganhou visibilidade a partir da década de 1950, com o surgimento de marcas nacionais e a popularização dos produtos de beleza, influenciando percepções de beleza e estética na sociedade brasileira. Esses padrões de beleza tiveram um impacto significativo nas mulheres, que buscavam produtos para atender às exigências estéticas. Estudos mostram que a vaidade está ligada à autoestima corporal, levando indivíduos vaidosos a enquadrarem-se em padrões de autovalorização, bem-estar e alta autoestima. Desde então, o setor de cosméticos expandiu-se, acompanhando o crescimento econômico, resultando em uma produção em massa que movimenta bilhões ao ano. Atualmente, a sustentabilidade na indústria de cosméticos surge como uma alternativa, que visa a redução dos impactos ambientais por conta da produção acelerada, através da eliminação de substâncias derivadas do petróleo, e investimento em insumos naturais, abordando questões éticas, como a não realização de testes em animais. Assim, estes produtos podem ser chamados de cosméticos verdes, orgânicos, naturais ou veganos, sendo classificados de acordo com a sua certificação. A certificação desses cosméticos envolve verificar insumos, processos de produção, armazenamento, embalagens, rótulos, instalações, uso de recursos energéticos e tratamento de resíduos, garantindo produtos seguros e confiáveis. Sendo assim, é indispensável a informação aos usuários sobre a formulação do produto, sua importância e as consequências ao meio ambiente, mediante a compreensão do comportamento do consumo de cosméticos, investigando os fatores que motivam a tomada de decisão e a preferência por esses produtos. Objetivo: Avaliar a percepção de estudantes universitárias sobre o consumo de cosméticos verdes, destacando sua importância e característica, além de informar sobre as principais matérias-primas utilizadas. Metodologia: O presente estudo se baseará em uma abordagem quantitativa do tipo transversal, sendo as participantes estudantes universitárias de uma instituição de ensino superior. Primeiramente, o projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Unicesumar. Os participantes voluntários desta pesquisa deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), no qual todas as informações serão previamente esclarecidas, o qual será enviado junto com questionário. Serão utilizados os seguintes critérios de inclusão: estudantes universitárias com idade acima de 18 anos, e que assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Serão excluídos da pesquisa estudantes com idade igual ou abaixo de 17 anos, estudantes com déficits de cognição e outras situações que impedem a compreensão e interpretação do questionário. A coleta dos dados será realizada por meio da aplicação de um questionário eletrônico, elaborado no Google Forms, no qual será gerado um link de acesso que estará disponível nas redes sociais dos pesquisadores durante 3 meses e também enviado via Whatsapp. O questionário apresentará 20 questões objetivas, sendo 6 questões relacionadas ao perfil sociodemográfico dos indivíduos (idade, curso que está estudando, renda mensal e gastos mensais com produtos cosméticos), e as demais perguntas são referentes ao consumo de cosméticos verdes e sustentabilidade. Após a aplicação do questionário, os dados serão tabulados em planilhas do Microsoft Excel 2013 e expressos em estatísticas descritivas simples, utilizando-se tabelas de frequência, gráficos, através de médias e percentuais. Resultados esperados: Espera-se que o presente estudo amplie o conhecimento da população quanto ao uso de cosméticos verdes, mostrando os benefícios tanto ambiental como para saúde. Além disso, mostrar o interesse dos consumidores em adquirir tais produtos, permitindo conhecer a intenção de compra dos participantes, tipo de cosméticos utilizados e os pressupostos teóricos que motivam a tomada de decisão de consumo. Espera-se que a população entrevistada, mostre os fatores que influenciam na preferência por produtos verdes diante das questões éticas e ambientais.
Palavras-chave: Cosméticos sustentáveis
Cosméticos veganos
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11346
Data do documento: 28-Jan-2025
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