EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: AUTOESTIMA EM UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Autor(es): Da Silva, Iendis Roseno
Bertoni, Anna Clara Molina
Alves, Gabriela Costa
Grossi, Rute Milani
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, que aparece desde a infância e geralmente acompanha o indivíduo durante toda a sua vida. De acordo com a Associação de Psiquiatria Americana, o TDAH pode afetar diversas áreas da vida do indivíduo, como por exemplo, a vida acadêmica, profissional, afetiva e social. Diante disso, percebe-se que na área acadêmica podem ocorrer prejuízos significativos, como dificuldades na aprendizagem dos conteúdos, sensação de que as aulas têm pouco dinamismo, obstáculos na leitura e na escrita, desafios durante as provas, ansiedade em relação ao desempenho, falta de disciplina, manifestações de agressividade e emoções instáveis, entre outras dificuldades. Além disso, podem surgir problemas nos relacionamentos com professores e colegas, e dificuldades para realizar trabalhos em grupo. Em relação a esse assunto, a autoestima é uma variável importante na saúde mental do adulto com TDAH, principalmente no contexto acadêmico. A autoestima pode ser compreendida como uma avaliação de si mesmo, positiva ou negativa. Em se tratando da autoestima do jovem com TDAH, foi identificada uma lacuna de pesquisas que investigam o tema. Objetivo: Analisar a autopercepção da autoestima em universitários com sintomas indicativos de TDAH. Metodologia: Tratou-se de um estudo transversal, de caráter exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por estudantes de uma instituição de ensino superior (IES) privada, especificamente do campus de Maringá-PR, com diagnóstico ou sintomas característicos do TDAH. Os critérios para inclusão na amostra foram: a) ser aluno da graduação presencial (Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas e da Saúde, e Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias); b) ter 17 pontos ou mais no Adult Self-Report Scale 18 (ASRS-18); e c) ter idade de 17 a 29 anos. Os participantes da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a fim de autorizarem o uso de dados pessoais para fins de pesquisa científica. O projeto de pesquisa foi submetido à análise e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UniCesumar). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: Questionário estruturado do perfil sociodemográfico; Adult Self-Report Scale 18 (ASRS-18) e Escala de Autoestima de Rosenberg (1989). Para caracterizar o perfil sociodemográfico do participante, foi aplicado um questionário estruturado contendo 19 questões sobre: dados pessoais, tais como, sexo, idade, estado civil, religião, renda familiar, área de graduação e modalidade do curso. Para examinar o índice de sintomas de TDAH foi aplicada a escala Adult Self-Report Scale 18, composta por 18 itens, divididos em duas sub escalas. A ASRS-18 avalia os sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade nos últimos seis meses. Para analisar a autoestima dos participantes, foi aplicada a Escala de Autoestima de Rosenberg (1989). Foi utilizada uma versão traduzida para a língua portuguesa e adaptada ao contexto brasileiro. A escala é estruturada por 10 enunciados que dizem respeito a quanto o indivíduo se valoriza, bem como sua satisfação consigo mesmo. A coleta de dados foi realizada de forma online. A pesquisa foi divulgada em salas de aula e por meio de grupos do Whatsapp dos cursos de graduação da IES. Para a realização da análise dos dados quantitativos, pretende-se utilizar a análise descritiva. Os dados serão tabulados no software Excel, calculando-se as médias e os desvios padrões. A normalidade dos dados será testada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov. O teste t será aplicado para amostras pareadas, com um nível de significância de 5%. As análises estatísticas serão feitas no software SPSS, versão 22.0. Resultados esperados: Espera-se, com o presente estudo, obter informações acerca da autoestima dos estudantes universitários com TDAH. Além disso, pretende-se divulgar a pesquisa em eventos científicos com o objetivo de contribuir com a atualização de estudos brasileiros na área de saúde mental de adultos com TDAH.
Palavras-chave: Universitários
Saúde Mental
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11343
Data do documento: 28-Jan-2025
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