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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11341
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | AUTISMO NA VISÃO PSICANALÍTICA E SUAS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES CLÍNICAS EM UMA CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR |
Autor(es): | Da Silva, Yasmin de Oliveira Silva, Catherine Menegaldi |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por danos persistentes nas áreas da comunicação social recíproca e da interação social, assim como comportamentos com padrões repetitivos e restritos, sendo necessário que esses sintomas apareçam desde o começo da infância, podendo prejudicar ou restringir as funções cotidianas. A pessoa diagnosticada com TEA apresenta interesses singulares e subjetivos que são feitos de maneira repetitiva, podendo ser denominados de hiperfoco, é um transtorno persistente por toda a vida, podendo conter algumas comorbidades, tais quais: depressão, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), epilepsia, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), entre outros. Além disso, o nível de funcionamento cognitivo no TEA é muito volátil a depender de cada indivíduo, variando entre comprometimento severo até níveis superiores. Atualmente, o TEA é avaliado como um transtorno do neurodesenvolvimento, dessa forma, engloba-se em um único diagnóstico os demais transtornos especificados, entendendo-os como um espectro e distinguindo-os apenas com relação ao nível de gravidade (nível de suporte) relacionado a comunicação e interação social. Assim, observa-se que ele era considerado como parte da psicose, mas passou a ser visto como uma estrutura diferente, visto que apresentava a ausência de alucinações verbais e delírio; isto posto, reforçou-se então a hipótese de que o autismo era uma estrutura subjetiva válida, distinta da psicose. Dentro da psicanálise, essa discussão sobre o TEA e onde ele se encontra dentro da classificação estrutural clássica (neurose, psicose e perversão) continua, por ele ser muito complexo e singular, muitos autores o qualificam como uma quarta estrutura, enquanto outros defendem sua posição como uma a-estrutura. De qualquer forma, a psicanálise o compreende como um funcionamento subjetivo, muito além de apenas um transtorno comportamental, sendo assim, na clínica busca-se fazer um tratamento individualizado, personalizado e adaptado para se adequar às particularidades do sujeito, considerando seus traços estruturais específicos. Objetivo: Entender a visão psicanalítica do Transtorno do Espectro Autista (TEA), principalmente na vertente lacaniana; colher e analisar os dados qualitativos sobre a prática clínica com pessoas autistas na Psicanálise, e como ela ocorre dentro de uma equipe multidisciplinar a fim de entender a realidade de todos os envolvidos. Metodologia: A pesquisa tem caráter qualitativo, de abordagem descritiva-exploratória e transversal, fazendo uso de uma revisão bibliográfica utilizando palavras-chave, como: Autismo, Psicanálise, Estrutura da Personalidade e Equipe Multidisciplinar; selecionando os artigos de maior compatibilidade e relevância, priorizando os atualizados, mas não descartando autores clássicos e/ou artigos mais antigos que forem importantes, pois há uma dificuldade de achar material relacionado ao tema do trabalho que contribuirá para embasar o desenvolvimento do futuro questionário a ser aplicado durante as entrevistas feitas com os profissionais que se enquadrarem nos critérios de inclusão, assim como a observação do trabalho deles. A pesquisa será feita seguindo os passos sugeridos de Braun e Clarke (2006). Resultados Esperados: Espera-se encontrar convergências entre teoria e prática, investigar como ocorre o processo terapêutico com pessoas autistas na abordagem da psicanálise, explorando a literatura e perpassando pela prática dos profissionais por meio de observações e entrevistas, a fim de identificar quais são os desafios enfrentados por eles, tais quais aqueles vivenciados pelas pessoas com TEA, fazendo uma comparação entre a infância e a vida adulta deles. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para a ciência, especialmente pela perceptível lacuna de pesquisas relacionadas a esse tema, evidenciando a necessidade de mais estudos que aprofundem o assunto. Por fim, busca-se elucidar o olhar da psicanálise sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), identificar como ocorre a prática dos profissionais, quais intervenções e técnicas eles utilizam, e servir como um meio de aproximação para se atingir a ODS 3 - Saúde e bem-estar ao ser um possível instrumento para futuras intervenções clínicas, assim promovendo a saúde mental dos envolvidos. |
Palavras-chave: | TEA Psicanálise Estrutura da Personalidade Equipe Multidisciplinar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11341 |
Data do documento: | 28-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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905580.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 116.51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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