EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: ASPECTOS TECNOLÓGICOS DE PERFORMANCES MUSICAIS NO METAVERSO VIA ESTÚDIO CASEIRO
Autor(es): Moleta, Alessandro de Cristo
Menegatti, Adriano Parras
De Andrade, Janaina
Resumo: Com o desenvolvimento tecnológico, as mudanças na indústria e nos padrões de consumo fonográficos, a popularização dos estúdios caseiros de músicos e produtores independentes e as contingências da pandemia da covid-19, o metaverso, apesar de embrionário, começa a se tornar espaço de atuações artístico musicais, por possibilitar a virtualização das relações e apresentações à distância, com a segurança do isolamento físico. Contudo, para muitos músicos e produtores musicais com seus estúdios caseiros, interessados em adentrar no metaverso, as questões tecnológicas podem significar obstáculos. Objetivo: No sentido de compreender sobre a utilização e viabilização da tecnologia a favor das expressões musicais, adaptadas aos tempos e linguagens atuais, realizar testes e implementações para aplicação prática, e identificar e dirimir as barreiras que as questões tecnológicas possam gerar a músicos, produtores e autoprodutores musicais, visou-se com a ocorrência desta pesquisa, compreender sobre os principais parâmetros de requisitos referentes a padrões tecnológicos elencados quando da viabilização de performances musicais ao vivo no metaverso, a partir de um estúdio caseiro padrão. Metodologia: Por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica, levantou se dados e informações que fundamentaram a base conceitual para o metaverso e como utilizamos a performance musical e seus elementos neste contexto. Portanto, com vistas a estruturar o ambiente do estúdio caseiro, foi utilizado o esquema de camadas sugerido por Turchet (2023) em seu artigo, ou seja, as camadas física, de link e virtual; a partir das quais, realizaram-se a listagem e a descrição dos principais parâmetros tecnológicos, quando da ocorrência de performances musicais ao vivo em plataforma de metaverso (Second Life). Após o levantamento bibliográfico, foram realizados testes de áudio, com a identificação e ajuste dos parâmetros da infraestrutura do ambiente, de maneira experimental, com a presença do músico performer (pesquisador) e ao menos um espectador conectado à mesma plataforma de metaverso (Second Life) em sua forma avatar. Finalizando com a realização de performance artístico musical em plataforma do metaverso (Second Life), em ambiente de execução, com relatos de experiência. Resultados: O framework sugerido por Turchet (2023) de metaverso musical demonstrou-se adequado a ser utilizado como base para a criação de framework adaptado a esta pesquisa, na estruturação dos ambientes de teste e produção, em camadas, classes e parâmetros, do âmbito físico ao virtual. Após a efetivação dos experimentos, a transmissão do áudio foi atestada por usuárias espectadoras dos eventos no metaverso. Logo, a infraestrutura de estúdio caseiro aplicada obteve resultado positivo em seu objetivo de viabilizar performance musical ao vivo e online (via internet) em plataforma virtual de metaverso (Second Life), o que demonstra a viabilidade tecnológica atual dos estúdios caseiros comuns para esta finalidade. Em relação ao contexto tecnológico e artístico/musical atual, a infraestrutura tecnológica e a sua configuração nos ambientes dos eventos realizados se mostraram aderentes ao seu objetivo principal no escopo desta pesquisa, que é justamente a captação e a transmissão do áudio musical em condições adequadas para a sua recepção por usuários de plataforma de metaverso elencada, a partir de estúdio caseiro comum. No atual ambiente musical da plataforma Second Life, em relação aos aspectos tecnológicos, o usuário músico possui duas funções principais, que dependem das 3 camadas do framework. A primeira trata da questão do áudio gerado e transmitido, ou seja, das questões do âmbito audiológico da apresentação musical, como referentes a volumes, backing tracks (pistas de áudio de fundo), mixagem e comunicação oral com o público. A segunda função é relativa à questão gráfica do avatar no ambiente virtual do evento, em como o usuário controla o avatar, como está vestido, seus objetos virtuais, a interação gráfica entre avatares, emulações de performance com o instrumento musical virtual, entre outros. Em alguns momentos, notou-se certa dificuldade em administrar essa quantidade de atribuições simultâneas a um único usuário (músico/pesquisador), contudo, sem chegar a comprometer a realização dos eventos. Considerações Finais: Com a pesquisa, procurou-se contribuir com o debate a respeito do metaverso musical, através da realização de experimentos práticos, com a utilização de infraestrutura de estúdios caseiros, o registro e a descrição de dados e informações focalizadas em seus aspectos tecnológicos. Sob aspecto geral, o metaverso se encontra em estágio embrionário, mas a presente pesquisa demonstra que o mesmo já representa um ambiente propício à ocorrência de eventos musicais com a utilização de infraestrutura de estúdios caseiros por músicos e produtores musicais. Contudo, espera-se que no metaverso, como no “mundo real”, o artista/músico possa ter melhores condições para focar na realização do seu trabalho artístico, ou seja, na música, enquanto outros profissionais especializados possam realizar a prestação de serviços no suporte a este artista, como no aparato físico e tecnológico, na gestão gráfica do avatar, na administração da sua carreira, etc., possibilitando melhores experiências a todos os usuários, quer sejam artistas, apresentadores, espectadores, empreendedores, ou quaisquer que sejam seus papéis no metaverso.
Palavras-chave: Internet
Virtual
Metaverso
Estúdio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11338
Data do documento: 28-Jan-2025
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