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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11309
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | ANÁLISE DA PAISAGEM ESCOLAR: ELEMENTOS E PERCEPÇÕE |
Autor(es): | Ardaia, Rafael Pelisson Teixeira, Thaise Moser Forno, Letícia Fleig Dal |
Resumo: | O presente projeto visa analisar a construção da relação pessoa ambiente no contexto específico do ambiente escolar. Sendo assim, o problema central desta pesquisa é entender quais são as percepções que os indivíduos inseridos no contexto escolar têm do espaço que os rodeia, de modo a analisar quais sentimentos ou emoções são despertados a partir dos elementos que constituem tal espaço, a partir de uma análise de paisagem. Para que seja possível abordar tal questão, este projeto pretende elaborar um instrumento de análise de paisagem, a partir da teoria de paisagem urbana do autor da arquitetura e urbanismo Gordon Cullen. Segundo o autor, na transição dos indivíduos pelo espaço urbano os diferentes elementos que compõem a paisagem podem despertar emoções e interesses. O que o autor faz em sua obra é listar uma série de elementos que constroem a paisagem, e demonstrar quais são as respectivas percepções e emoções que o indivíduo tem desses elementos. Pretende-se aqui fazer uma aplicação e verificação da proposta elaborada por Cullen, dentro de um espaço escolar, partindo do pressuposto de que é possível ampliar as noções por ele propostas e utilizá-las em espaços mais “restritos” em comparação ao que ele faz com relação à paisagem urbana das cidades. No tocante ao campo da psicologia, a reflexão aqui presente é justamente sobre porque o percebido, é percebido de tal maneira, quais são as variantes que afetam a percepção dos indivíduos, os afetos que estão envolvidos nesses processos e quais os fenômenos que podem ser apreendidos a partir de tal análise. Para que seja possível essa reflexão serão utilizados os conteúdos tanto da psicologia social em articulação com a psicologia ambiental e como também da psicologia escolar. Objetivo: O objetivo geral deste projeto é a classificação de algumas fotografias do ambiente escolar de acordo com os elementos que a compõem e o sentimento que a percepção dessas fotografias gera no indivíduo, de modo a criar um instrumento para análise de paisagem aplicado aos ambientes escolares. Metodologia: O presente projeto utilizará de uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva de abordagem qualitativa com estudo de caso para atingir os objetivos propostos. Uma pesquisa qualitativa com estudo de caso envolve a investigação aprofundada de um caso específico, buscando compreender suas particularidades, contextos e significados dentro de um ambiente específico. No contexto do projeto sobre a análise de paisagens escolares, o estudo de caso irá envolver a seleção de uma ou mais escolas como unidades de análise para investigar os elementos listados e identificados segundo a descrição de Gordon Cullen. Os procedimentos metodológicos da pesquisa serão: Revisão bibliográfica para listar os elementos da paisagem conforme descrito por Gordon Cullen, utilizando sua teoria sobre a paisagem urbana como referência; Análise documental dos elementos e das percepções observadas. Nesta etapa serão mapeados e identificados os principais elementos que devem compor a paisagem para causar cada uma das percepções identificadas; com base nos elementos identificados e na correlação com percepção, seleção de fotografias que representem diferentes combinações desses elementos em ambientes escolares. Vale destacar que as fotos serão capturadas em uma escola já pré-selecionada; aplicação do instrumento de análise de paisagem desenvolvido, considerando tanto os elementos presentes nas fotografias quanto as percepções identificadas; utilização de análise qualitativa para compreender a relação entre os elementos e as percepções descritas; validação dos resultados obtidos por meio de técnicas como triangulação de dados, revisão por pares ou discussões em grupo. Resultados Esperados: Ao término desta pesquisa teremos mapeado e identificado os principais elementos da paisagem escolar que causam diferentes percepções nos observadores. Esse mapeamento será fundamentado na análise documental e na revisão bibliográfica, permitindo uma compreensão mais precisa dos elementos que devem ser considerados para criar determinadas percepções. Desta forma, pretende-se obter com o desenvolvimento desta pesquisa um modelo/instrumento de análise do ambiente escolar, que relaciona os elementos da paisagem, a percepção que tal elemento desperta, e uma fotografia que exemplifica desse elemento dentro do espaço de uma escola específica. É esperado que tal projeto contribua para análises posteriores que visam entender de modo mais complexo como se dá a relação pessoa-ambiente dentro do espaço escolar, visando compreender quais são as variantes que estão postas nesse processo, uma vez que uma grande parte de nossas vidas é justamente dentro dos ambientes escolares. |
Palavras-chave: | Percepção ambiental Paisagem escolar Psicologia ambiental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11309 |
Data do documento: | 27-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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903846.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 112.19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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