EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: A PSICOLOGIA ESCOLAR E OS DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO BRASIL
Autor(es): Batista, Gisele Soares Santos
Forno, Leticia Dal
Resumo: Ao realizar a análise dos textos selecionados foi possível observar que a maioria dos artigos descrevem sobre a importância e os desafios dos psicólogos nas redes públicas de ensino e o seu desenvolvimento da escola democrática. A presença deste profissional na área educacional se tornou obrigatória a partir da lei 13935/2019, pois seu papel é fundamental no desenvolvimento dos alunos e de toda equipe que atua neste contexto. Deve-se sempre levar em consideração a subjetividade do profissional ao aplicar seus conhecimentos, não somente com os alunos, mas com todos, seja a família, os professores ou a comunidade. O presente estudo mostra o trabalho do psicólogo escolar de maneira clara e os desafios que são enfrentados em seu cotidiano. Foram abordadas questões que envolvem toda equipe multidisciplinar proporcionando aos leitores saber qual é a função do psicólogo no meio escolar, sua contribuição e como os fatores externos influenciam no desenvolvimento do sujeito. Diante de tantos obstáculos a serem enfrentados faz-se necessário a realização da promoção em saúde e a participação ativa de todos os elementos que compõe este cenário tendo como objetivo de desenvolver estratégias para efetiva promoção do bem-estar dos sujeitos. É esperado que a pesquisa aqui desenvolvida contribua com as equipes e famílias que estão inseridos nesta realidade, desenvolvendo habilidades importantes no processo de desenvolvimento humano. É possível identificar as dificuldades que as instituições têm enfrentado e as demandas que chegam até elas. O aumento da diversidade cultural e social continua crescendo de forma acelerada trazendo um alto índice de alunos com transtornos mentais havendo a necessidade de intervenção dos psicólogos oferecendo apoio às instituições e contribuindo de forma crítica e reflexiva a fim de atender a essas demandas. Objetivo: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é identificar como a literatura tem descrito e apresentado a atuação do psicólogo escolar após a Lei 13935/2019. Para tal, o projeto conta com os seguintes objetivos específico: Implementar uma revisão de literatura sobre a atuação do psicólogo escolar no território brasileiro nos últimos 5 anos, Classificar como a Lei 13935/2019 tem sido apresentada nos documentos acadêmicos e no campo da pesquisa, verificar os resultados da análise de conteúdo dos artigos selecionados na revisão de literatura. Metodologia: A pesquisa refere-se a um estudo qualitativo, por meio da revisão de literatura e o uso da análise de conteúdo, para implementar uma revisão de estudos acerca da Lei 13935/2019 que reporta sobre a atuação do psicólogo escolar. A base de dados a ser utilizada será de caráter nacional, para a pesquisa poder seguir os marcos e definições do contexto brasileiro, sendo assim utilizados as referências Scielo e Capes. Após a busca dos artigos e documentos acadêmicos envolvendo a Lei 13935/2019 e a função do psicólogo escolar no Brasil, os dados como resumo, palavras-chave e referencial teórico serão tratados no software Iramuteq, por meio de testes de similitude, dendograma (hierarquia de repetição) e a nuvem de palavras, como recursos da análise de conteúdo (Bardin, 2011) e para a projeção em dados relacionados e correlacionados. Isso gera uma base de informações que pode auxiliar na identificação da abordagem realizada na literatura sobre a atuação e função do psicólogo escola. Resultados Esperados: Com o trabalho desenvolvido pretendemos oferecer uma compreensão mais aprofundada sobre o tema e os desafios enfrentados pelos profissionais e barreiras institucionais que existem e interferem no desenvolvimento de ações como, por exemplo, a falta de recursos. As práticas realizadas neste contexto auxiliam na construção da escola democrática e que precisa oferecer conhecimento sistematizado que seja significativo e que funcione para os sujeitos, permitindo que os alunos consigam criticar de forma consciente. Portanto, para que as ações sejam eficazes é primordial que os profissionais estejam preparados para atuar necessitando de capacitação por meio de estudos e educação continuada. O Brasil possui diferentes realidades, é preciso que o trabalho do psicólogo nas escolas esteja a serviço dos atributos políticos e sociais congruente com a realidade de cada lugar. A educação, segundo os estudos realizados, é vista como estática e conservadora que não se adapta as mudanças e mantém práticas antigas. Muitas questões como a família e religião foram expostas nos estudos em relação a subjetividade. Mesmo tendo o conhecimento teórico o profissional pode não possuir a compreensão e profundidade sobre sua atuação institucional no contexto escolar. Nesse sentido, é necessário que haja processos de formação para a qualificação do profissional para que este possa percorrer entre a subjetividade individual e social tendo a compreensão sobre sua responsabilidade com a profissão. A subjetividade é importante para atuação do psicólogo, ela faz parte da sua motivação e segurança, estes aspectos podem fortificar o psicólogo, tendo posicionamento crítico formando uma base para sua profissão. Atualmente esta visão se refere a um olhar particular sobre a educação, onde tem sido debatida. Além disso, a concepção se limita muitas vezes ao ver a educação somente como meio de transmitir conhecimento, mantendo seu funcionamento social, sem considerar o desempenho e outros papeis dinâmicos que a educação tem capacidade de executar. A educação é também um elemento importante para a compreensão da economia, foi descoberto que o aumento na aplicação em recursos humanos, influência positivamente na formação e competências dos sujeitos. O estado precisa aplicar recursos na educação, quando os profissionais são habilitados conseguem promover maiores lucros com sua produtividade. A ideia de que o investimento na educação leva a vantagens iguais para as pessoas evidencia as contradições do sistema capitalista.
Palavras-chave: Psicologia
Aprendizagem
Educação Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11273
Data do documento: 27-Jan-2025
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