EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1127
Tipo: Artigo
Título: DIFERENTES TRATAMENTOS EM SEMENTES DE MILHO COM OU SEM POLÍMERO DE REVESTIMENTO
Autor(es): LOPES, Naielen de Lara
SILVA, Daniela Oliveira
SOARES, Débora Fernanda Del Moura
KROHN, Nádia Gracielle
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito dos diferentes tratamentos associados ou não a polímero de revestimento, visando observar o efeito quanto ao desenvolvimento inicial de plântulas de milho, germinação, emergência e a interação com patógenos. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual de Maringá (UEM) Campus Regional de Umuarama-PR, no Laboratório de Tecnologia de Sementes, conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2x5, resultando em dez tratamentos. Para o teste de germinação foi utilizado quatro repetições de 50 sementes por tratamento, utilizando papel de germinação, onde foram colocados no germinador com temperatura 25±2 °C. Duas contagens foram realizadas, uma ao quinto dia determinando o vigor e a outra contagem ao sétimo dia determinando a viabilidade das sementes. Em caixa do tipo gerbox foram distribuídas 25 sementes por caixa, transferindo-as a BOD, ao sétimo dia foi realizada a avaliação de estruturas de fungos e a identificação de espécies. Em casa de vegetação avaliou-se a emergência de plântulas de milho, onde foram semeadas quatro repetições de 50 sementes por tratamento, com a contagem ao décimo quinto dia após a semeadura, em seguida, determinou-se o comprimento e massa seca. Os resultados foram submetidos á análise de variância (teste F) e as médias comparadas pelo teste de Tukey, utilizando o programa estatístico SISVAR ? Versão 5.3 (Ferreira, 2000). Espera-se, que o polímero de revestimento associado aos outros tratamentos resulte em benefícios contra o ataque de patógenos e no desenvolvimento da plântula.
Palavras-chave: Azospirillum brasilense
emergência
germinação de plântulas
Trichoderma harzianum
Zea mays L
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1127
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79771.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)192.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.