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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11267
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A PRÁTICA MUSICAL COMO CATALISADOR DO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DO PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | De Oliveira, Débora Nathalia Lima Candido, Michele Juliana de Carli Mendonça, Rosimary Rosângela Amorim |
Resumo: | Este trabalho refere-se a um projeto de iniciação científica em andamento, pertencente ao curso de Pedagogia EAD da Unicesumar. A pesquisa visa explorar e analisar a relação entre a prática musical e o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico em crianças de 0 a 5 anos. Utilizando uma abordagem de revisão bibliográfica, está sendo realizado um mapeamento detalhado dos artigos encontrados na Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), no site do SciELO e no Google Acadêmico, abrangendo um período significativo, de 2014 a 2024. Os resultados esperados desta pesquisa incluem identificar padrões consistentes nas evidências disponíveis, destacando o papel da prática musical na promoção da criatividade e do pensamento crítico em crianças, assim como possíveis variações na eficácia dessas práticas em diferentes contextos educacionais e socioculturais. Além disso, espera-se compreender como diferentes abordagens pedagógicas podem ser ajustadas para maximizar os benefícios da música no desenvolvimento infantil. Objetivo: Identificar padrões consistentes nas evidências disponíveis nas produções do SciELO, no Google Acadêmico e na Revista da ABEM, destacando o papel fundamental da prática musical na promoção e desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e criativas em crianças, além de compreender as implicações dessas práticas no contexto educacional brasileiro, contribuindo para o aprimoramento de metodologias que promovam o desenvolvimento integral dos alunos. Metodologia: Esta pesquisa adota uma abordagem de revisão integrativa da literatura para investigar a relação entre a prática musical e o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico em crianças de 0 a 5 anos. A revisão integrativa é uma metodologia que permite a síntese e análise crítica de diversas fontes de evidência, incluindo revisões sistemáticas, integrativas e de escopo. Essa abordagem possibilita uma análise aprofundada e abrangente sobre um determinado tema, permitindo a inclusão de diferentes perspectivas e resultados de estudos prévios. Isso proporciona uma compreensão mais completa do fenômeno em questão, auxiliando na identificação de padrões, lacunas e contradições na literatura existente. A população-alvo desta pesquisa são crianças inseridas no contexto educacional da Educação Infantil. A amostra é composta por estudos publicados entre os anos de 2014 e 2024, identificados nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico e na Revista da ABEM, que abordam essa relação. Os instrumentos de coleta de dados são os artigos científicos encontrados na busca sistemática realizada nas bases de dados mencionadas. Entre os autores de referência para este estudo, destacam-se Beatriz Ilari e Dulcimarta Lemos Lino, cujas contribuições são de grande relevância, fornecendo uma base teórica sólida para a análise e discussão dos resultados. Resultados Esperados: Os resultados esperados para esta pesquisa abrangem várias áreas-chave, como a identificação de padrões consistentes nas evidências disponíveis, destacando a relação entre a prática musical e o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico em crianças de 0 a 5 anos; a contribuição para uma compreensão mais profunda da influência da prática musical no desenvolvimento global dos estudantes, incluindo aspectos cognitivos, emocionais e sociais; e o exame de como a música pode promover a criatividade e o pensamento crítico, fornecendo mecanismos subjacentes a esses processos e como podem ser aproveitados na educação. Primeiramente, espera-se identificar padrões consistentes nas evidências disponíveis, consolidando descobertas anteriores para oferecer uma visão abrangente sobre o impacto da música nessas habilidades cognitivas. Espera-se também que os resultados estimulem o desenvolvimento de novos estudos nesta área, explorando aspectos específicos da relação entre música, criatividade e pensamento crítico em diferentes contextos e populações. Além disso, busca-se verificar a eficácia de diferentes metodologias musicais e como elas impactam o desenvolvimento infantil em múltiplos aspectos, com ênfase no neurodesenvolvimento, contribuindo assim para a elaboração de práticas pedagógicas mais eficazes e integradoras. A longo prazo, pretende-se que os achados desta pesquisa informem políticas educacionais que reconheçam e valorizem a música como um componente essencial no currículo da educação infantil. |
Palavras-chave: | Música Criatividade Pensamento crítico Educação infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11267 |
Data do documento: | 27-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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904626.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 69.21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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