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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11258
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A ODS 04 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
Autor(es): | Ferreira, Julia Silva Lara, Angela Mara de Barros |
Resumo: | A pesquisa aqui proposta guiará a revisão sistemática no exame compreensivo de como a ODS 4 é implementada e vivenciada no ensino fundamental no Brasil, oferecendo uma base de evidências para informar políticas e práticas educacionais futuras. A pesquisa tem o potencial de contribuir significativamente para o conhecimento acadêmico sobre educação de qualidade e para o debate sobre políticas educacionais no contexto brasileiro. O tema dessa pesquisa busca investigar a educação de qualidade e o ensino fundamental no Brasil. Para fundamentar a análise da temática "A ODS 4 – Educação de Qualidade e o Ensino Fundamental no Brasil" numa revisão sistemática, é importante recorrer a várias bases teóricas que ofereçam um arcabouço robusto para entender a complexidade da educação de qualidade e suas implicações para o ensino fundamental no contexto brasileiro. A escolha para fundamentar a pesquisa terá como base a qualidade na educação, percebida pelas teorias que abordam esse aspecto sugere-se explorar duas teorias que definem o que constitui uma "educação de qualidade", incluindo trabalhos de especialistas como John Dewey, que enfatiza a importância da experiência educacional prática e interativa, e Paulo Freire, com sua pedagogia crítica voltada para a emancipação e conscientização. Bem como propor a verificação dos indicadores que comumente são utilizados para medir a qualidade da educação, como taxas de matrícula e conclusão, competências de leitura e matemática, igualdade de acesso e inclusão, e ambiente de aprendizagem seguro e estimulante. Outro aspecto que é base para essa discussão são as Teorias de Desenvolvimento Sustentável na Educação, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), busca discutir a importância da EDS, conforme delineado na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e seus sucessores, focando na integração dos princípios de sustentabilidade no currículo e na prática pedagógica. Ainda, muito relevante a este estudo, objeto desta pesquisa a Agenda 2030 e ODS que examinam a estrutura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 4, detalhando suas metas e indicadores, e como eles orientam a política e a prática educacional em direção a objetivos de sustentabilidade. Ainda um terceiro aspecto é fundamental para esta pesquisa, tal como, as Políticas Educacionais no Brasil, cabe aqui ressaltar como o Histórico e Evolução das Políticas Educacionais podem apresentar a evolução das políticas educacionais no Brasil, destacando legislações chave como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) e como essas políticas têm buscado atender aos princípios de qualidade e inclusão. Os desafios contemporâneos enfrentados pelo sistema educacional brasileiro no ensino fundamental, incluindo disparidades regionais, infraestrutura, financiamento, formação e valorização dos professores, e a integração de tecnologias educacionais são aspectos que poderão ser suscitados neste estudo. E não menos importante, cabe ressaltar a examinar as abordagens para a avaliação de políticas e programas educacionais, utilizando frameworks como o Ciclo de Políticas (Policy Cycle) e teorias de avaliação formativa e somativa, para entender o impacto e a eficácia das políticas de educação de qualidade no ensino fundamental. Ao interligar estas bases teóricas, a revisão sistemática proporcionará uma análise compreensiva de como o ensino fundamental no Brasil está alinhando-se com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. Esta abordagem teórica multifacetada permite não apenas uma avaliação da situação atual, mas também uma reflexão crítica sobre as políticas e práticas educacionais necessárias para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no contexto brasileiro. Objetivos: Avaliar como a implementação da Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – Educação de Qualidade – reflete-se nas políticas, práticas e resultados do ensino fundamental no Brasil, identificando progressos, desafios e áreas para futuras melhorias. Identificar e descrever as políticas educacionais implementadas no Brasil que se alinham com os objetivos da ODS 4, especialmente aquelas voltadas para o ensino fundamental. Investigar nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico os artigos publicados nos últimos três anos sobre a temática em estudo; compreender as políticas públicas educacionais que fundamentam a educação de qualidade na educação básica brasileira; Analisar a contribuição e as lacunas das pesquisas desenvolvidas sobre a temática estudada. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa. É conduzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto. Permite, também, a inclusão de todos os estudos encontrados sobre o assunto proporcionando uma maior abrangência de informações. As discussões serão pautadas na compreensão e reflexão sobre a contribuição dos pesquisadores da política educacional no Brasil, no intuito de identificar novas estratégias para viabilizar a melhoria da saúde do professor da educação brasileira. Resultados Esperados: Com a realização deste projeto espera-se obter mais informações sobre o papel da ODS -04 – Qualidade da Educação e sua influência nas políticas educacionais brasileira que poderá colaborar para o aprofundamento das relações da educação, Organizações Internacionais e políticas públicas na sociedade capitalista. Os resultados obtidos poderão auxiliar em futuros aprofundamentos teóricos e metodológicos para a superação das dificuldades de implementação das políticas públicas educacionais no país que vem enfrentando diversos desafios no sistema educacional brasileiro no ensino fundamental, incluindo disparidade regionais, infraestrutura, financiamento, formação e valorização de professores. |
Palavras-chave: | ODS 04 Cepal Brasil Educação Infantil Políticas Públicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11258 |
Data do documento: | 24-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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907323.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 170.13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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