EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: A ODS 04 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): Santos, Keren Laiz da Silva
Lara, Angela Mara de Barros
Resumo: O tema desta pesquisa se propõe a investigar a educação infantil no Brasil, assim o foco está em como os objetivos e metas da ODS 4 são refletidos nas políticas, práticas e resultados da educação infantil, visando garantir uma educação de qualidade para todas as crianças. Entendemos ser essencial recorrer a um conjunto de teorias e conceitos que abrangem a educação de qualidade, desenvolvimento infantil, políticas públicas educacionais e o contexto específico da educação infantil sob a ótica da Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. Estas bases teóricas fornecem uma estrutura compreensiva para analisar como a educação infantil no Brasil pode atender aos objetivos da ODS 4, destacando a importância de políticas educacionais bem fundamentadas, práticas pedagógicas inovadoras e um compromisso com a equidade e inclusão. Ao integrar esses conceitos, a pesquisa poderá oferecer insights valiosos sobre o estado atual da educação infantil e propor caminhos para alcançar uma educação de qualidade para todas as crianças. A partir desses pressupostos apresentamos a questão que objetiva essa pesquisa: Como a ODS 4 é implementada e refletida na educação infantil, visando garantir uma educação de qualidade para todas as crianças? Para responder a essa questão contamos com as análises que serão elaboradas a partir da pesquisa em desenvolvimento. Objetivo: O objetivo desta pesquisa se propõe a avaliar como a implementação da Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – Educação de Qualidade – está sendo refletida nas políticas e práticas da educação infantil no Brasil, identificando os impactos dessas políticas e práticas na promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todas as crianças. Busca ou amostragem na literatura, em que para atingir os objetivos propostos será feita busca em artigos científicos publicados de 2020 até o momento. Os artigos serão obtidos nas seguintes bases de dados: SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Google Scholar. Serão utilizados os seguintes descritores: ODS 04, educação infantil e Brasil; Educação de qualidade e educação infantil; Educação de Qualidade e Brasil; Cepal, ODS 04 e Educação infantil. Os critérios de inclusão para os estudos irão basear-se em artigos que abordam aspectos da temática estudada, nos idiomas português e/ou espanhol, com texto completo disponível e analisado por pares. Coleta de dados, em que há a extração dos dados (definição dos sujeitos, metodologia, tamanho da amostra, mensuração de variáveis, métodos de análise e conceitos embasadores empregados) dos artigos selecionados. Análise crítica dos estudos incluídos, em que as evidências são classificadas hierarquicamente de acordo com a Prática Baseada em Evidência (PBE). Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa. De acordo com Souza et al. (2010) é conduzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto. Permite, também, a inclusão de todos os estudos encontrados sobre o assunto proporcionando uma maior abrangência de informações. As discussões serão pautadas na compreensão e reflexão sobre a contribuição dos pesquisadores da política educacional no Brasil, no intuito de identificar novas estratégias para viabilizar a melhoria da saúde do professor da educação brasileira. Resultados Esperados: Com a realização deste projeto espera-se obter mais informações sobre o papel da ODS -04 – Qualidade da Educação e sua influência nas políticas educacionais brasileira que poderá colaborar para o aprofundamento das relações da educação infantil, Organizações Internacionais e políticas públicas na sociedade capitalista. Os resultados obtidos poderão auxiliar em futuros aprofundamentos teóricos e metodológicos para a superação das dificuldades de implementação das políticas públicas educacionais no país.
Palavras-chave: ODS 04
Cepal
Brasil
Educação Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11257
Data do documento: 24-Jan-2025
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