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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11252
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A MOTIVAÇÃO ESCOLAR: O BEHAVIORISMO DE SKINNER E OUTROS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO |
Autor(es): | Pereira, Lázaro de Jesus Fascina, Diego Miiller Ferreira, Helaine Patrícia |
Resumo: | A motivação é um dos fatores fundamentais para a evolução acadêmica dos alunos. Por essa razão, torna-se essencial a compreensão a respeito de como funcionam os processos motivacionais e como a falta de motivação pode afetar no desempenho dos aprendizes. Essa análise se dará com foco no behaviorismo de Frederick Skinner (2003, 2006) e utiliza-se de outros teóricos da educação (Dewey, 1978; Montessori, 2014; Freire, 2013; Bruner, 1998; Bloom, 1972; Vygotsky, 1978; Pavlov, 2019; Apple, 1982, 2001; Piaget, 1986, 2013) para complementar as indagações e compreender por meio das teorias e ideias desses teóricos como funcionam os processos educacionais. Visto que o desinteresse escolar e o descaso com a carreira acadêmica podem se tornar cada vez mais frequente na realidade atual, por isso, analisar o fator da ocorrência disso é primordial para a evolução da educação, pois para um excelente processo de ensino-aprendizado, o aluno precisa focar nos conteúdos que serão ministrados pelo docente e o interesse desses necessita ser compreendido a fim de que possa ser melhor administrado pelo professor e consigam juntos alcançar os resultados estipulados. Esses problemas ocorrem porque o sistema educacional atual não consegue motivar os alunos de forma tão eficaz como fazia anos atrás. Embora o ensino há algumas décadas fosse tradicional, esperava-se um futuro promissor para os estudantes que conseguissem se desenvolver durante esse processo, contudo as dinâmicas sociais atuais mudaram, mas o processo de ensino perpetua tal como décadas atrás. Diante disso, é essencial analisar tais ocorrências que são pautadas nas teorias do ensino, do desenvolvimento humano, da psicologia da educação e do comportamento humano com o intuito de se compreender como os teóricos pensam a respeito da formação dos indivíduos e como suas ideias e metodologias podem fortalecer a hipótese de que a motivação pode potencializar o processo de ensino e aprendizado a fim de melhorar a performance dos aprendizes para a criação de uma sociedade melhor. Objetivo: Analisar e compreender a falta de motivação e engajamento dos alunos das instituições de ensino, com base na teoria de Frederick Skinner e por meio de outros teóricos e correlacionar motivação com desempenho. Metodologia: Trata-se de uma revisão teórica que busca a compreensão de importantes teorias educacionais de teóricos proeminentes como Dewey, Montessori, Freire, Bruner, Bloom, Vygotsky, Pavlov, Apple, Piaget e Skinner. Para isso, dotar-se-á uma metodologia exploratória, que inclui a análise de fontes bibliográficas e a busca pelos artigos. Resultados esperados: Os resultados desejados para esse projeto de iniciação científica visa além de fornecer informações relevantes para se melhorar o desempenho acadêmico dos alunos e contribuir com a educação no País, buscar evidências para a compreensão da motivação escolar dos aprendizes atualmente para que se possa enriquecer a educação geral dos alunos e fortalecer as suas competências socioemocionais, tais como confiança e autoestima. Essa autoconfiança e motivação dos aprendizes pode corroborar a elevação do potencial cognitivo deles. Portanto, faz-se perceptível a relevância social deste estudo e as suas conclusões podem ter um impacto positivo na política educacional e aumentar a eficácia da educação, principalmente, ao se analisar teorias já existentes e compreendê-las na atualidade. Ainda se reforça uma educação tradicional ou pela aplicação de processos punitivos pelo docente por meio de notas. Por isso, busca-se fornecer informações para os educadores, gestores e outros profissionais da educação por meio do reforço do conhecimento baseado em fatos já levantados por outros teóricos para que se possam pensar na implementação de estratégias que estimulem o desenvolvimento cognitivo e motivacional dos alunos. Isso tem o potencial de melhorar os sistemas educativos, preparar melhor os alunos para o futuro e contribuir para a autodeterminação dos alunos e para o seu sucesso profissional, acadêmico e pessoal. |
Palavras-chave: | Motivação escolar Teorias da aprendizagem Behaviorismo Psicologia da educação Desenvolvimento cognitivo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11252 |
Data do documento: | 24-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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905685.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 121.74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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