EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1125
Tipo: Artigo
Título: DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum
Autor(es): GABRIEL, Lorrant Cavanha
ANGELOTTI, Priscila
GAROZI, Renato
SOARES, Lucas Capelari
BAVIA, Guilherme Passerini
TESSMANN, Dauri José
Abstract: Uma das doenças mais importantes do trigo (Triticum aestivum) no Brasil é a giberela, causada pelo fungo Fusarium graminearum. O objetivo do estudo foi avaliar diferentes meios de cultura utilizados para a produção de macroconídios de F. graminearum em placas de Petri para serem utilizados em ensaios que requerem inoculação do patógeno. Os métodos avaliados foram: a) meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constante, b) meio de cultura líquido de feijão mungo com apenas uma agitação diária de duração de um minuto, c) meio de cultura de feijão mungo líquido mantido sem agitação, d) meio de cultura de feijão mungo sólido (com a adição de ágar), e) meio SNA (sólido), e f) meio SNA suplementado com pedaços de papel filtro. O experimento foi conduzido em delineamento completamente casualizado, com quatro repetições. A quantidade de macroconídios foi avaliada com 9 e 18 dias de incubação. A maior produção de macroconídios foi obtida no meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constantem.
Palavras-chave: Meios de cultura
Fusarium graminearum
Esporulação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1125
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79377.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)179.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.