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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11247
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A INTERSEÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SEXUAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A PREVALÊNCIA DA AIDS |
Autor(es): | Pereira, Lázaro de Jesus Cordeiro, Suzi Maria Nunes Branquinho, Nayra Thais Delatorre |
Resumo: | A educação sexual desempenha um papel importante na promoção da saúde e na formação de uma sociedade mais consciente e responsável, haja vista que as práticas sexuais podem ocasionar infecções sexualmente transmissíveis e os estereótipos sociais fortalecer suas perpetuações, principalmente, ao se tratar da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) abordada nesta pesquisa. Por esta razão, é necessário promover a educação em saúde, a fim de reduzir as taxas de Infecção Sexualmente Transmissível (IST), essencialmente, nas instituições de ensino cujo objetivo é a formação para exercer a cidadania. Diante disso, as escolas precisam desempenhar um papel fundamental, não só na divulgação de informação no que se refere a promoção da saúde sexual e do comportamento saudável dos jovens, mas, também, na desconstrução de estereótipos formados sobre a doença na sociedade. Isso ocorre por meio dos conhecimentos sobre Anatomia, Fisiologia, Microbiologia e dentre outros conteúdos que pautem a relação da educação, da sociedade e da sexualidade dos estudantes. Precisamos perceber a faixa-etária e escolaridade que algumas IST atingem no decorrer dos anos, a fim de se buscar soluções para amenizar tal problema social. Por isso, esta pesquisa busca responder o seguinte problema: quais são as variáveis que influenciam direta ou indiretamente na perpetuação da infecção e as possíveis disparidades socioeconômicas e demográficas que contribuem para a disseminação das Infecções Sexualmente Transmissíveis no Brasil? O estudo justifica-se pela necessidade de disseminação de mais informações científicas que cheguem até a população mais jovem, no início da vida sexual, sobretudo por meio da escola, pois os veículos de informação e comunicação aos quais geralmente eles têm acessos ainda tem pouca ou nenhuma orientação sobre essa temática, o que se soma à falta de uma educação sexual em casa. Objetivo: Analisar quantitativamente a relação do nível de escolaridade, idade, gênero e raça com a incidência e prevalência da AIDS no país e sua relação com a educação, a fim de promover estudos para abordagens pedagógicas com jovens sobre a AIDS e suas implicações. Metodologia: Esta é uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza básica. A abordagem utilizada é qualiquantitativa. O processo de coleta e análise dos dados compreenderá as seguintes etapas: a) levantamento bibliográfico de artigos científicos nos últimos cinco anos, na plataforma Scielo, com uso do método do Estado do Conhecimento e análise qualitativa; b) busca de dados documentais nas plataformas DataSUS e IBGE, com análise quantitativa. Por fim, pretende-se realizar o cruzamento dos resultados e uma síntese das discussões, para elaboração de um artigo. Resultados esperados: Pretende-se com os resultados propor intervenções direcionadas, incluindo estratégias de educação em saúde e políticas públicas, para ampliar a informação sobre saúde sexual e reprodutiva da população, a fim de reduzir o impacto negativo das IST na comunidade e contribuir com o combate a estereótipos e preconceitos relacionados a essas infecções. |
Palavras-chave: | HIV Saúde Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11247 |
Data do documento: | 24-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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905689.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 67.53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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