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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11241| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO DOS MÉDICOS DA UNICESUMAR – MARINGÁ/PR |
| Autor(es): | De Melo, Giovana Beraldo Borges Mendes, Natália Camila Correia Da Silva, Marcelo |
| Resumo: | A simulação realística (SR) é um método pedagógico que utiliza técnicas de desenvolvimento pessoal a partir de uma experiência de criação de ambientes próximos à realidade (Presado et al, 2017). Os centros de SR se baseiam em ambientes e/ou cenários onde os participantes exercem suas habilidades com uma situação-problema pré-definida, podendo ser utilizados simuladores de diversas partes do corpo, como um abdômen (para técnica de exame físico patológico abdominal) ou um tórax (para técnica de ressuscitação cardiorrespiratória), e outros cenários de situações médicas diversas, como exemplo, de hemorragia pós-parto para avaliação da conduta. O ensino e a aprendizagem médica se baseiam na união entre conhecimento teórico e conhecimento prático. Por esse motivo, em 2014, foi implementado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como é o caso do treinamento simulado, visando uma melhor prática médica e raciocínio clínico. Nesse contexto, a SR é vista como uma oportunidade de treinamento de conduta, agilidade e técnica, perante a grande responsabilidade com a saúde do paciente real, favorecendo um atendimento seguro e de qualidade. Além disso, também auxilia no estabelecimento do trabalho em equipe, análise de erros e acertos, maior confiança, tomada de decisões e liderança (Ferreira et al, 2022). Conclui-se que, na teoria, essa aprendizagem prática através de manequins e cenários com pacientes simulados é valiosa e excepcional para os discentes. Logo, o presente trabalho traz como tema central, a importância do laboratório de simulação realística na formação e preparação dos alunos da faculdade de Medicina, Campus Maringá-PR, UniCesumar, com a finalidade de incentivar as práticas e investimentos em melhorias no laboratório de SR destacando sua relevância no futuro do exercício profissional dos discentes ao abordar e manejar os pacientes em situações que demandam agilidade, raciocínio clínico rápido e técnicas adequadas. Objetivo: Avaliar o impacto do ensino prático pelo laboratório de simulação realística da UniCesumar na atuação dos estudantes de Medicina do último ano e dos médicos já formados. Metodologia: Essa pesquisa trata-se de um estudo observacional e descritivo com abordagem qualitativa. A condução será realizada na Universidade Cesumar - UniCesumar, Campus Maringá/PR, por meio da aplicação online de questionários, associado a um espaço descritivo para o relato de experiência de cada participante sobre quais suas considerações acerca da SR, que será discutido nessa pesquisa como um Relato de Caso. Dentro deste questionário terá: (1) idade; (2) sexo; (3) se é estudante do sexto ano ou formado; (4) ano de início das aulas no laboratório de simulação realística; (5) frequência nas aulas; (6) participação nas aulas; (7) importância das aulas para o aluno/médico recém-formado; (8) impacto das aulas na atuação prática; (9) preparação e segurança para o exercício médico; (10) espaço para o relato de experiência dos entrevistados. Os participantes deste estudo são alunos maiores de 18 anos, matriculados no curso de medicina da Unicesumar-Maringá/PR, que estão cursando o sexto ano, e médicos recém-formados pela mesma instituição de ensino. Serão utilizados relatos de casos de três alunos do sexto ano e três de médicos recém formados. A partir disso, conforme a Res. CNS 196/96: “Toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, este trabalho será enviado ao CEP e submetido na Plataforma Brasil para aprovação. Resultados Esperados: Através desse estudo, espera-se que a UniCesumar reconheça a importância e siga investindo em melhorias nos laboratórios e no ensino teórico-prático de simulação realística. Além disso, deseja-se que os alunos da instituição reconheçam a importância de se dedicarem desde o início as aulas de simulação para uma boa atuação futura como profissionais. Por fim, é esperado que outras instituições percebam a necessidade da implementação dos laboratórios de simulação para melhor formação dos seus discentes. |
| Palavras-chave: | Treinamento Simulado Escola de Medicina Práticas Interdisciplinares |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11241 |
| Data do documento: | 24-Jan-2025 |
| Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 905376.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 153.57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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