EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1123
Tipo: Artigo
Título: DETERMINAÇÃO DA MASSA SECA E VOLUME DE RAÍZES DE NABO FORRAGEIRO (Raphanus sativus L.) E CROTALÁRIA (Crotalaria Juncea) NA REGIÃO DO VALE DO IVINHEMA - MS
Autor(es): MOREIRA, Wagner Henrique
MORAIS, Luan Barbosa de
MONTEIRO, Hugo Aguiar
BALDASSO, João Vitor Garcia
PAIVA, Gabriel Ferreira
KANEKO, Flávio Hiroshi
Abstract: Atualmente, é importante a realização de ações que busquem avaliar formas de manejo que possam auxiliar os produtores a escolher as melhores formas de recuperar o solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de massa seca e raízes em plantas de nabo forrageiro e crotalaria em diferentes sistemas de cultivo. Foi implantado um experimento, em que, o fator principal foi o preparo do solo, que realizado com preparo convencional (aração + gradagem niveladora), cultivo mínimo (escarificação) e sistema plantio direto (revolvimento por sulcador apenas na linha de semeadura). O fator secundário foi representado pelas plantas de cobertura (adubação verde), que são: nabo forrageiro (Raphanus sativus L.) e crotalária (Crotalaria Juncea). O experimento foi conduzido em blocos com quatro repetições. Os resultados indicam que a adoção do cultivo convencional, plantio direto ou cultivo mínimo para recuperação de solo degradado, não apresentou diferença. Neste caso, como o solo apresenta longo prazo de cultivo de pastagem e sem adubação, não havia grande quantidade de cobertura e nem muito material a ser mineralizado, justificando os resultados do cultivo convencional não serem superiores a outras formas de manejo. Para as plantas, os resultados indicam, que havendo necessidade de aumentar a cobertura do solo, a crotalária pode ser melhor. Por outro lado, se deseja aumentar a exploração do solo pelo sistema radicular, a utilização do nabo forrageiro pode trazer mais benefícios.
Palavras-chave: cobertura do solo
massa seca
raízes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1123
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80158.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)211.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.