EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1121
Tipo: Artigo de Evento
Título: DESTINO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DE CERVEJARIAS ARTESANAIS COMO UMA ALTERNATIVA NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS
Autor(es): VERDE, Aline de Almeida
EMANUELLI, Isabele Picada
CUCOLO, Murilo Cezar
PEREIRA, Ailla Maria Leonardo
ANDREAZZI, Márcia
Abstract: Este projeto terá como objetivo verificar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do uso dos resíduos de cevada gerados em uma cervejaria artesanal visando mitigar os impactos ambientais e fomentar o marketing verde. A metodologia a ser aplicada consistirá em uma pesquisa de campo descritiva dos resíduos de cerveja gerados na cervejaria artesanal localizada no Noroeste do Paraná. A investigação será realizada em três etapas: (1) caracterização da indústria de cerveja, identificação e quantificação dos resíduos gerados na produção de cerveja, (2) caracterização da proposta de aproveitamento dos resíduos orgânicos na alimentação suína, e (3) verificação da viabilidade técnica e econômica e apresentação das propostas para a indústria de cerveja e para granja. Espera-se com os resultados obtidos analisar a produção de resíduos gerados em uma cervejaria artesanal. Após essa identificação espera-se verificar a viabilidade da implantação de uma gestão sustentável dos resíduos da indústria tornando cíclico o processo produtivo das duas cadeias para mitigar os impactos ambientais, bem como fomentar o marketing.
Palavras-chave: bagaço de cevada
gestão ambiental na produção
nutrição animal
resíduos agroindustriais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1121
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80212.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)171.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.