EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1118
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE SOBREMESA A BASE DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA AROMATIZADO
Autor(es): Bergamin, Gabriela Piastrelli
Ponhozi, Isadora Boaventura Sá
Baptista, Aline Takaoka Alves
Fernandes, Isabela de Andrade Arruda
Gomes, Raquel
Abstract: O consumo de alimentos saudáveis e práticos têm aumentado hoje em dia, tanto pela preocupação com a saúde quanto pelo ritmo de vida. Um produto que tem apresentado destaque nos últimos tempos é o extrato hidrossolúvel de soja, por apresentar propriedades nutricionais, apesar de ter um gosto não muito agradável a maioria das pessoas. As sobremesas lácteas são práticas e rápidas, encaixando-se no perfil procurado pelos consumidores nos dias de hoje. O objetivo deste trabalho foi de desenvolver e avaliar uma sobremesa a base de extrato hidrossolúvel de soja já aromatizado no processo e outra com um extrato hidrossolúvel de soja aromatizado posteriormente a elaboração da sobremesa. Comparar através da aplicação de teste sensorial e de resultados físico-químicos os resultados obtidos e verificar o quanto foi eficiente ou não esta alternativa para a indústria processadora do extrato. Foi utilizado para a avaliação sensorial o teste de aceitabilidade com uma escala hedônica de 9 pontos variando de gostei muitíssimo a desgostei muitíssimo, onde foi avaliado cor, aroma, sabor, textura e aparência global, e também a intenção de compra numa escala de 3 pontos (certamente não compraria até certamente compraria). Nas análises físico-químicas foram avaliados: pH, acidez, proteína, gordura, cinzas e sólidos totais. Nos resultados obtidos pela avaliação sensorial e análises físico químicas podemos observar que a alteração do processo de aromatizar o extrato não é vantajosa por ser dispendioso financeiramente e não apresentou vantagens significativas na elaboração a sobremesa, pois não foi encontrada nenhuma diferença significativa e os resultados físico químicos.
Palavras-chave: Alimentos funcionais
Análise sensorial
Extrato hidrossolúvel de soja
Sobremesa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1118
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80266.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)202.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.