EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11177
Tipo: Artigo de Evento
Título: TREINAMENTO AERÓBIO CONTINUO DE INTENSIDADE MODERADA MODIFICA O VCO2 DE CAMUNDONGOS DISLIPIDÊMICOS POR SUPEREXPRESSÃO DA apoCIII HUMANA
Autor(es): Junior, Nilton Rodrigues Teixeira
Diogo Rodrigues jimenes, Diogo Rodrigues
Schultz, Cristiany
Sobczak, Luciene dos Santos
Sales, Smyrnna Cele Cabral Maia
Berti, Jairo Augusto
Resumo: Introdução: A hipertrigliceridemia é fator predisponente para diversas doenças metabólicas no mundo atual. Sua causa é multifatorial, vários fatores estão diretamente ligados à modificação do metabolismo lipídico plasmático, como a genética e o exercício. A superexpressão gênica da apoCIII torna o animal hipertrigliceridêmico e com níveis elevados de colesterol no sangue, possibilitando estudos mais aprofundados sobre seu perfil metabólico. Este estudo investigou o efeito de 8 semanas de treinamento aeróbico na produção de CO2 (VCO2) de camundongos dislipidêmicos pela superexpressão da apoCIII humana. Materiais e métodos: Foram utilizados camundongos machos C57Bl/6 com 15 meses de idade, subdivididos em 4 grupos: 2 grupos NTG (camundongos não transgênicos que foram submetidos a treinamento e seus controles) e 2 grupos CIII (camundongos transgênicos com trigliceridemia basal acima 300mg/dL que foram submetidos a treinamento e seus controles). Os grupos exercitados foram submetidos por 8 semanas a um treinamento de intensidade moderada por 40 minutos 3 vezes por semana. Todos os animais foram submetidos a um teste de estresse esforço para avaliar o desempenho e o gasto energético. Resultados: Os animais treinados apresentaram menor VCO2 durante o início e meio do teste (p<0,01) e a área sob a curva do VCO2 mostrou que os animais treinados apresentaram maior VCO2 (p<0,001), enquanto o animal CIII sed apresentou um gasto de energia muito maior do que seu controle NTG sed (p<0,001). Conclusão: A dislipidemia torna o animal CIII menos apto ao exercício, e animais treinados apresentam menor gasto energético independente da dislipidemia e produziram mais trabalho.
Palavras-chave: Dislipidemia
Exercício Físico
Metabolismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11177
Data do documento: 23-Jan-2025
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
682992.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)288.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.