EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
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Tipo: Artigo de Evento
Título: T. ADORNO E A CRÍTICA AOS PENSAMENTOS ESCRAVIZADOS: REFLEXÃO SOBRE A MEDIAÇÃO COGNITIVA COMO MEIO DE DOMINAÇÃO SOCIAL
Autor(es): Junior, Carlos José Viana
Resumo: Considerando o atual contexto brasileiro, cujos discursos dominantes influenciam o pensamento social. Este trabalho propõe-se analisar algumas das obras do filósofo e sociólogo alemão, Theodor Adorno. Seu pensamento é notório pela crítica incisiva à sociedade e à cultura modernas, caracterizadas pela crescente racionalização e padronização cognitiva social. Identifica-se uma lacuna quanto a análise abrangente das concepções Adornianas aplicáveis ao cenário contemporâneo, permeado por mediações cognitivas que legitimam o poder através: da desinformação e bolhas de informação direcionais. O objetivo central é examinar como Adorno problematiza os pensamentos submetidos acriticamente às normas e valores impostos pelo sistema social dominante. Como objetivo secundário, pretende-se investigar como Theodor concebe a mediação cognitiva: processo pelo qual o conhecimento é produzido e transmitido na sociedade, como instrumento de dominação legitimada e alienação preponderante. A análise Adorniana justifica-se por flexionar criticamente acerca dos elos de dominação presentes nesta Era de desinformação. A metodologia de revisão bibliográfica, destaca as obras de Theodor: Dialética Negativa, Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento. Os diversos artigos do filósofo Rosalvo Schütz complementam o referencial. As hipóteses levantadas são: 1) a mediação cognitiva atual, dominada pela sociedade articulada, continua a fragmentar o pensamento, gerando alienação das massas; 2) a manipulação ideológica é potencializada no cenário de globalização; 3) a decoloniação entrelaçada ao pensamento crítico é elemento disruptivo contra os discursos escravizantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as ideias de Adorno permanecem relevantes na contemporaneidade. Espera-se contribuir, enfatizando a pertinência de uma conscientização promovida por uma educação decolonial, crítica e emancipatória.
Palavras-chave: Conscientização
Dialética
Educação
Sensibilidade Emancipatória
Poder Legitimado
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11143
Data do documento: 22-Jan-2025
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