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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11143
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | T. ADORNO E A CRÍTICA AOS PENSAMENTOS ESCRAVIZADOS: REFLEXÃO SOBRE A MEDIAÇÃO COGNITIVA COMO MEIO DE DOMINAÇÃO SOCIAL |
Autor(es): | Junior, Carlos José Viana |
Resumo: | Considerando o atual contexto brasileiro, cujos discursos dominantes influenciam o pensamento social. Este trabalho propõe-se analisar algumas das obras do filósofo e sociólogo alemão, Theodor Adorno. Seu pensamento é notório pela crítica incisiva à sociedade e à cultura modernas, caracterizadas pela crescente racionalização e padronização cognitiva social. Identifica-se uma lacuna quanto a análise abrangente das concepções Adornianas aplicáveis ao cenário contemporâneo, permeado por mediações cognitivas que legitimam o poder através: da desinformação e bolhas de informação direcionais. O objetivo central é examinar como Adorno problematiza os pensamentos submetidos acriticamente às normas e valores impostos pelo sistema social dominante. Como objetivo secundário, pretende-se investigar como Theodor concebe a mediação cognitiva: processo pelo qual o conhecimento é produzido e transmitido na sociedade, como instrumento de dominação legitimada e alienação preponderante. A análise Adorniana justifica-se por flexionar criticamente acerca dos elos de dominação presentes nesta Era de desinformação. A metodologia de revisão bibliográfica, destaca as obras de Theodor: Dialética Negativa, Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento. Os diversos artigos do filósofo Rosalvo Schütz complementam o referencial. As hipóteses levantadas são: 1) a mediação cognitiva atual, dominada pela sociedade articulada, continua a fragmentar o pensamento, gerando alienação das massas; 2) a manipulação ideológica é potencializada no cenário de globalização; 3) a decoloniação entrelaçada ao pensamento crítico é elemento disruptivo contra os discursos escravizantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as ideias de Adorno permanecem relevantes na contemporaneidade. Espera-se contribuir, enfatizando a pertinência de uma conscientização promovida por uma educação decolonial, crítica e emancipatória. |
Palavras-chave: | Conscientização Dialética Educação Sensibilidade Emancipatória Poder Legitimado |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11143 |
Data do documento: | 22-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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674335.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 169.34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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