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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11141
Tipo: | Artigo |
Título: | TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura |
Autor(es): | Teixeira, Isadora Duarte |
Primeiro Orientador: | Duarte, Aline de Amorim |
Resumo: | Introdução: De acordo com (SILVA, 2020) o transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tipo de transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta-se na infância e permanece na vida adulta em até 50% dos casos. É definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, cujo padrão persistente interfere no funcionamento ou desenvolvimento dos indivíduos e seu diagnóstico pode ser dividido em 3 subtipos, predominantemente desatento, predominantemente hiperativo ou misto. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, cujas bases foram retiradas das plataformas de dados SciELO e PubMed. O período da pesquisa foi de julho de 2023, atendendo aos critérios de inclusão que foram artigos dos anos 2000 a 2023, na língua portuguesa e inglesa, textos online e em textos completos. Como estratégias para melhor avaliação dos textos, foram utilizados os seguintes descritores em saúde (DeCS): "TDAH", "Acadêmicos de medicina" e "Estudo". Resultados: O transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios de comportamento que acometem principalmente crianças. (LOPES et al., 2012). É caracterizado pela hiperatividade, impulsividade e falta de atenção, comprometendo qualidade de vida, na questão social e educacional. É importante entender o valor social, já que indivíduos imperativos são tidos como indisciplinados, porém, não há evidências que provem que tem relação com a patologia. Por conta de todos os fatores, muitas vezes os pacientes com TDAH, são tidas como excluídas por seus hábitos e maneiras, tornando-as assim alvo de preconceito (COSTA, 2020). Isso se salienta dentro do curso de medicina, o aluno tido como lento ou desligado, é excluído de trabalhos e projetos, por não ter sido ensinado, trabalhado e abordado com sua patologia básica (SILVEIRA, 2021). Comentários Finais: Diante do exposto, é crucial o cuidado com a saúde mental e psicológica dos profissionais da saúde, acolhendo e entendendo os estudantes com déficit de atenção. Ainda sim, deve-se analisar os quadros do uso indiscriminado de medicamentos por pessoas que têm interesse em melhorar o desempenho cognitivo. O TDAH é uma patologia séria e merece o melhor tratamento e acompanhamento, possibilitando assim, que essa condição não se torne um impasse para conquistas e melhorias acadêmicas. |
Abstract: | Introduction: According to (SILVA, 2020) Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a type of neurodevelopmental disorder, presents in childhood and remains in adult life in up to 50% of cases. It is defined by harmful levels of inattention, disorganization and/or hyperactivity impulsivity, whose persistent pattern interferes with the functioning or development of individuals and its diagnosis can be divided into 3 subtypes, predominantly inattentive, predominantly hyperactive or mixed. Methodology: This is a literature review, whose bases were taken from the SciELO and PubMed data platforms. The research period was from July 2023, meeting the inclusion criteria which were articles from the years 2000 to 2023, in Portuguese and English, online texts and in full texts. As strategies for better evaluation of the texts, the following health descriptors (DeCS) were used: "ADHD", "Medical students" and "Study". Results: Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the behavioral disorders that mainly affect children. (LOPES et al., 2012). It is characterized by hyperactivity, impulsivity and lack of attention, compromising quality of life in social and educational terms. It is important to understand the social value, since imperative individuals are seen as undisciplined, however, there is no evidence to prove that it is related to the pathology. Due to all these factors, patients with ADHD are often seen as excluded due to their habits and manners, thus making them the target of prejudice (COSTA, 2020). This is highlighted within the medical course, the student considered slow or disconnected, is excluded from work and projects, for not having been taught, worked and approached with their basic pathology (SILVEIRA, 2021). Final Comments: Given the above, it is crucial to care for the mental and psychological health of health professionals, welcoming and understanding students with attention deficit. Even so, the indiscriminate use of medication by people who are interested in improving cognitive performance should be analyzed. ADHD is a serious pathology and deserves the best treatment and follow-up, thus making it possible for this condition not to become an impasse for academic achievements and improvements. |
Palavras-chave: | TDAH acadêmicos de medicina estudo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Citação: | Teixeira, Isadora Duarte. TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura. 13f. 2025. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11141 |
Data do documento: | 22-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | MEDICINA |
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Teixeira, Isadora Duarte_.pdf | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Medicina da Universidade Cesumar – UNICESUMAR. | 151.48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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