Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11139
Tipo: | Artigo |
Título: | Os benefícios dos videogames e seu uso terapêutico no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: uma revisão sistemática |
Autor(es): | Pereira, Igor Silva |
Primeiro Orientador: | Spence, Nádie Christina Machado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amaral, Valéria do |
Resumo: | Este estudo de revisão bibliográfica almeja analisar estudos sobre terapias com videogame no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Utilizando a diretriz PRISMA, foram selecionados 7 ensaios clínicos randomizados para análise. Os estudos selecionados apresentaram abordagens com jogos diferentes no tratamento do TDAH e seus resultados demonstraram a importância de inovar a psicoterapia deste transtorno com tecnologias relevantes para tal. Foram observados importantes avanços na sintomatologia dos indivíduos dos grupos de intervenção dos estudos no que se trata de diversos aspectos cognitivos quando comparados aos grupos de controle. As abordagens com videogames para o tratamento do TDAH, principalmente quando aplicadas em indivíduos mais jovens, mostram resultados promissores para o futuro desses pacientes. |
Abstract: | This literature review aims to analyze studies regarding videogame therapies on attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Using the PRISMA guideline, 7 randomized clinical trials were selected for analysis. The selected studies presented some approaches with different games in ADHD treatment and their results showed the importance of innovating this disorder’s psychotherapy with relevant technologies for such. Important improvements were observed when it comes to the individuals’ symptomatology in the studies’ intervention groups in what refers to many cognitive aspects when compared to the control groups. The videogame approaches for ADHD treatment, especially when applied to younger individuals, showed promising results for these patients’ futures. |
Palavras-chave: | jogos de vídeo cognição transtorno do déficit de atenção com hiperatividade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Citação: | Igor Silva Pereira. Os benefícios dos videogames e seu uso terapêutico no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: uma revisão sistemática. 16f. 2025. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11139 |
Data do documento: | 22-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | MEDICINA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pereira, Igor Silva.pdf | Artigo apresentado ao curso de graduação em Medicina da Universidade Cesumar – UNICESUMAR. | 1.54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.