EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1111
Tipo: Artigo
Título: CRESCIMENTO INICIAL DE IPÊ-ROSA (Tabebuia pentaphylla) EM RESPOSTA A DOSES DE FÓSFORO
Autor(es): POLLI, Bruna Sisti Michelan de
CARNELOSSI, Patrícia Rosin
Karsten, Juliane
Abstract: Tabebuia pentaphylla é uma espécie arbórea, da família Bignoniaceae, originária de El Salvador. O ipê é uma planta rústica e de crescimento rápido, portanto apresenta desenvolvimento satisfatório em diversos tipos de solo, porém para que a muda expresse seu potencial máximo, adubações químicas ou orgânicas são indicadas. As exigências desta espécie não são completamente conhecidas. Sabe-se que o fósforo é um macronutriente de grande importância principalmente no início do ciclo vegetativo e, como fonte deste nutriente, o esterco bovino apresenta as características necessárias para aumentar as reservas de P, N e S além de promover o aumento de matéria orgânica no solo. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência de fósforo através de doses de esterco bovino no crescimento e desenvolvimento inicial de Ipê-Rosa (T. pentaphylla) tendo em vista a carência de informações sobre este assunto. Os tratamentos utilizados foram calculados com base em análises do solo e do fertilizante, sendo constituídos por doses crescentes de fósforo (0,20,40,60,80 e 100 kg de P/ha). Serão avaliados os parâmetros relativos à altura de plantas, diâmetro de colo, número de folhas, análises destrutivas para caracterizar a produção de massa fresca e seca do caule, raiz e folhas. Espera-se que os resultados sejam crescentes conforme o aumento da dose de fósforo e que seja possível por meio do estudo, definir a dose ótima média que propicie as melhores condições para que as mudas de Ipê-Rosa consigam expressar ao máximo seus atributos.
Palavras-chave: Esterco bovino
Nutrição de plantas
Qualidade de muda
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1111
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79529.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)192.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.