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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual |
Autor(es): | MACHADO, Caio Pisconti |
Primeiro Orientador: | URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | FORNO, Leticia Fleig Dal |
Resumo: | Reflexões e estudos têm sido realizados no âmbito escolar com o intuito de promover a melhoria dos serviços educacionais prestados pelas escolas públicas e, consequentemente, o rendimento educacional dos alunos, através da utilização de práticas que proporcionem melhor eficiência nos processos realizados na instituição. Diz-se isto, pois a gestão, no contexto da educação, tem sido vista como intrínseca à própria prática educativa, uma vez que, por meio de pesquisas, comprovou-se a existência de uma correlação entre a gestão escolar e os níveis de rendimento educacional dos alunos. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar um modelo teóricoconceitual para a implementação de práticas de gestão do conhecimento da área de processos organizacionais para melhorar a gestão escolar de escolas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB). Com relação ao objetivo da pesquisa, esta é descritiva e exploratória. Quanto à abordagem utilizada, observa-se que é mista: quantitativa, pelo uso da estatística descritiva e do método de análise de confiabilidade dos dados obtidos pelo questionário (o alfa de Cronbach), e qualitativa, pela pesquisa conceber uma proposta teórico-conceitual de um modelo. O procedimento técnico utilizado foi o de estudo de casos múltiplos. Para a constituição da amostra desta pesquisa, participaram apenas os gestores que atuam, especificamente, no ambiente escolar público de escolas de nível fundamental, a saber: os diretores e os coordenadores pedagógicos. No total, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa, sendo vinte e três diretores de escolas e vinte e nove coordenadores escolares. A partir do diagnóstico realizado, observa-se que as práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais pesquisadas não estão sendo utilizadas de acordo com todas as suas potencialidades de gerar resultados em termos de eficiência. Diante disto, foi proposto um modelo teórico-conceitual para implementação das práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais para o contexto escolar público. |
Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento Processos Organizacionais Gestão Escolar Pública |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110 |
Data do documento: | 8-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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