EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11084
Tipo: Artigo de Evento
Título: RELAÇÃO ENTRE A FORÇA ESTÁTICA DOS MÚSCULOS ESCAPULARES, MOBILIDADE DE OMBROS E DISCINESE ESCAPULAR EM PRATICANTES DE CROSSFIT
Autor(es): Ribeiro, Leonardo Alves
De Almeida, Loren Giovanna Batista
Wittig, Daniela Saldanha
Resumo: O método CrossFit é uma atividade que envolve velocidade, flexibilidade, condicionamento aeróbio, força e concentração, realizado com alta intensidade e utilizando movimentos funcionais. Une diferentes tipos de movimentos de ginástica, com grande resistência necessitando de amplitude de movimento e estabilidade, e assim promovendo alto risco de lesões no ombro para os seus praticantes. O protocolo FMS (Functional Movement Screen) é composto por sete testes funcionais que agrupam estabilidade corporal, equilíbrio e amplitude de movimento, avaliando déficits musculoesqueléticos, encurtamentos e falta de equilíbrio. A dinamometria escapular tem como objetivo quantificar a força estática dos músculos escapulares, permitindo identificar déficit de força que interfira na mobilidade do ombro, visto que os desequilíbrios no ritmo escapulotorácico originam uma condição denominada discinesia escapular alterando o posicionamento e mobilidade normal da escápula em relação à caixa torácica. Objetivo: utilizar testes de força e mobilidade para identificar a predisposição de praticantes de CrossFit para as lesões de ombro. Métodos: Voluntários praticantes de CrossFit foram submetidos à avaliação FMS, dinamometria escapular e Slide Lateral Scapular Test, e responderam um questionário sobre queixas atuais e lesões prévias. Resultados esperados: foram avaliados 20 voluntários. Percebemos que alguns boxes de CrossFit preconizam exercícios e práticas de mobilidade, além da educação dos exercícios, aprimorando a consciência corporal antes de adicionar carga, diminuindo a incidência de lesões. Esperamos obter dados em relação à articulação do ombro que permitam identificar déficits e relacioná-los com histórico de lesões, ou mesmo, permitir sua prevenção.
Palavras-chave: Esporte
Fisioterapia
Ombro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11084
Data do documento: 21-Jan-2025
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
682935.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)169.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.