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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11074
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | REFLEXÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Albuquerque, Rebeca Vieira da Silva Figueroa, Amanda Gladyz Blasquez Bataglini, Chiara |
Resumo: | O presente resumo expandido é oriundo de um projeto de pesquisa de Iniciação Científica, vinculado ao curso de Pedagogia na modalidade à distância. A pesquisa tem como objetivo principal compreender como a Teoria Histórico-Cultural pode contribuir para as práticas e intervenções no campo da Pedagogia, sobretudo na Educação Infantil. Parte-se do pressuposto de que toda prática deve ser orientada por um viés teórico e metodológico, visando coerência. Por este motivo, destre as teorias pedagógicas, escolhesse a Teoria Histórico-Cultural que contribui consideravelmente nos estudos. Para além disso, a aplicação prática de seus conceitos pode nortear a prática do pedagogo, seja em métodos de análise da criança, ou de intervenção e os recursos diversos que utiliza funcionam como mediadores entre o aluno e o conhecimento, auxiliando na promoção da Zona de Desenvolvimento Proximal, que visa o processo de autonomia do aprendente. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Infantil Concepção de Criança Vigotsky Mediação de aprendizagem Vigotsky Vivências Docente |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11074 |
Data do documento: | 21-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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682404.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 182.83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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