01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1107
Tipo: Other
Título: A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
Autor(es): OLIVEIRA, Marivaldo Da Silva
Abstract: A pesquisa objetivou refletir sobre a contribuição da Gestão do Conhecimento (GC) para tornar efetivo o processo de ensino e de aprendizagem em um Hospital Veterinário-Escola (HV-E) pertencente a um centro universitário brasileiro, a partir de um estudo de caso. A revisão teórica e o protocolo de pesquisa não identificaram estudos semelhantes em relação à forma e a área, justificando a abordagem do tema. A pesquisa se caracterizou em relação ao tipo como descritiva-explicativa; quanto a natureza classificou-se como quali-quantitativa; quanto a estratégia adotou-se a revisão bibliográfica e estudo de caso; para a coleta de dados foi aplicado questionário, nos segmentos de alunos, colaboradores e professores e, como forma de interpretação dos dados levantados foi instituída a estatística descritiva e análise de conteúdo. A pesquisa alcançou os seguintes resultados: a-) as práticas de GC permeiam as atividades estudadas no laboratório em questão, pois, a partir do processo de ensino e aprendizagem foi possível observar que existe no mínimo duas ferramentas (framework) existentes na interrelação dos alunos, professores e médicos veterinários residentes, a saber, mentoria (mentoring) e comunidades de prática; b-) convém assinalar que o modelo de conversão do conhecimento tácito para explícito abordado por Michel Polanyi ficou evidenciado quando se observa a transferência ou compartilhamento do conhecimento dos professores para com os alunos; c-) não obstante, ressalta-se ainda que o modelo de processamento do conhecimento chamado de “espiral do conhecimento” ou modelo SECI, de Nonaka e Takeuchi, está implícito no desenvolvimento das técnicas e aplicação prática dos alunos nos atendimentos clínicos apoiados em seus conhecimentos prévios (sala de aula/teoria) e conhecimentos formados a partir da vivência hospitalar; d-) ademais, a análise quali-quantitativa revela que tanto alunos quanto professores se dizem satisfeitos em relação aos processos de ensino e aprendizagem, estruturas físicas e relação interpessoal disponíveis atualmente no HV-E, porém, existem dados estatísticos que apontam para a insatisfação de uma minoria dos indivíduos em relação às mesmas variáveis apontadas e que podem ser vislumbradas ao decorrer do trabalho.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
ensino e aprendizagem
hospital veterinário-escola
medicina veterinária
Editor: Unicesumar
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1107
Data do documento: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIVALDO DA SILVA OLIVEIRA.pdfDissertação1.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.