01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1106
Tipo: Other
Título: Compartilhamento do conhecimento no contexto da educação superior em moda: estudo de caso
Autor(es): CARVALHO, Maria Helena Ribeiro De
Abstract: A contemporaneidade impôs uma nova dinâmica ao mercado de trabalho, exigindo que os profissionais sejam cada vez mais qualificados para o desempenho de suas atividades. Esse novo cenário despertou a necessidade de adaptação às diferentes organizações e revelou a importância do conhecimento de seus colaboradores para a manutenção de sua competitividade. Nesse contexto, além de estudos sobre a importância do compartilhamento do conhecimento por meio da troca de informações e experiências dentro das organizações, elas ganharam ênfase nas pesquisas referentes a instrumentos que possibilitassem o melhor aproveitamento do conhecimento obtido por meio dessas interações. Além disso, essas pesquisas evidenciaram a relevância da gestão do conhecimento. Ocorre que, apesar da ampla literatura existente sobre o tema, ainda são escassos os estudos que tiveram enfoque na possibilidade de aplicação da gestão do conhecimento aplicado às organizações educacionais, as quais, diga-se, estão inseridas nesse novo cenário do mercado profissional. Dessa maneira, observa-se que em relação ao curso de Moda, há falta de estudos sobre gestão do conhecimento. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo principal suprir essa lacuna científica, buscando investigar o compartilhamento do conhecimento entre professores de modelagem do vestuário no ensino superior de moda, na perspectiva da gestão do conhecimento, visando concretizar um material acadêmico que contribua com outras universidades para que repensem o ensino superior de moda. A fim de alcançar este objetivo, a unidade de análise foi um Curso de Graduação em Moda de uma Universidade do Paraná. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa de cunho exploratório. Foram realizadas entrevistas com professoras e para a organização de dados coletados utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo. Por meio dessa metodologia, identificou-se que a interdisciplinaridade atrelada às noções de pensamento sistêmico, compartilhamento de informações e trabalho em equipe, são o foco educacional convergente à atual necessidade dos alunos em formação no curso de moda, a fim de compreender as relações entre pesquisa, ensino e extensão de um modo significativo, buscando a promoção das competências profissionais que proporcionam a qualificação necessária para que os egressos de moda consigam competir no mercado.
Palavras-chave: Pensamento sistêmico
Interdisciplinaridade
Trabalho em equipe
Editor: Unicesumar
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1106
Data do documento: 30-Dez-2018
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA HELENA RIBEIRO DE CARVALHO.pdfDissertação756.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.