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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1106
Tipo: | Dissertação |
Título: | Compartilhamento do conhecimento no contexto da educação superior em moda: estudo de caso |
Autor(es): | CARVALHO, Maria Helena Ribeiro De |
Primeiro Orientador: | FORNO, Leticia Fleig Dal |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | PEGINO, Paulo Marcelo Ferraresi |
Abstract: | A contemporaneidade impôs uma nova dinâmica ao mercado de trabalho, exigindo que os profissionais sejam cada vez mais qualificados para o desempenho de suas atividades. Esse novo cenário despertou a necessidade de adaptação às diferentes organizações e revelou a importância do conhecimento de seus colaboradores para a manutenção de sua competitividade. Nesse contexto, além de estudos sobre a importância do compartilhamento do conhecimento por meio da troca de informações e experiências dentro das organizações, elas ganharam ênfase nas pesquisas referentes a instrumentos que possibilitassem o melhor aproveitamento do conhecimento obtido por meio dessas interações. Além disso, essas pesquisas evidenciaram a relevância da gestão do conhecimento. Ocorre que, apesar da ampla literatura existente sobre o tema, ainda são escassos os estudos que tiveram enfoque na possibilidade de aplicação da gestão do conhecimento aplicado às organizações educacionais, as quais, diga-se, estão inseridas nesse novo cenário do mercado profissional. Dessa maneira, observa-se que em relação ao curso de Moda, há falta de estudos sobre gestão do conhecimento. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo principal suprir essa lacuna científica, buscando investigar o compartilhamento do conhecimento entre professores de modelagem do vestuário no ensino superior de moda, na perspectiva da gestão do conhecimento, visando concretizar um material acadêmico que contribua com outras universidades para que repensem o ensino superior de moda. A fim de alcançar este objetivo, a unidade de análise foi um Curso de Graduação em Moda de uma Universidade do Paraná. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa de cunho exploratório. Foram realizadas entrevistas com professoras e para a organização de dados coletados utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo. Por meio dessa metodologia, identificou-se que a interdisciplinaridade atrelada às noções de pensamento sistêmico, compartilhamento de informações e trabalho em equipe, são o foco educacional convergente à atual necessidade dos alunos em formação no curso de moda, a fim de compreender as relações entre pesquisa, ensino e extensão de um modo significativo, buscando a promoção das competências profissionais que proporcionam a qualificação necessária para que os egressos de moda consigam competir no mercado. |
Palavras-chave: | Pensamento sistêmico Interdisciplinaridade Trabalho em equipe |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1106 |
Data do documento: | 30-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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MARIA HELENA RIBEIRO DE CARVALHO.pdf | Dissertação | 756.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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